Meio Bit » Arquivo » Hardware » Outro dia, outra patent troll tentando morder Apple e Samsung

Outro dia, outra patent troll tentando morder Apple e Samsung

Patent troll acusa Apple e Samsung de venderem dispositivos que realizam chamadas em áudio, enviam e-mails, possuem GPS e câmera frontal, entre outros

8 anos atrás

iphone-6s-plus-galaxy-s7-edge

As chamadas patent trolls são um verdadeiro câncer nos Estados Unidos. Diferente do Brasil, onde um inventor precisa apresentar sua criação funcionando para conseguir um registro legal lá você só precisa apresentar um rascunho, uma ideia minimamente aceitável para conseguir a papelada. Por causa disso inúmeras empresas pequenas conseguem patentes esdrúxulas e saem distribuindo processinhos às grandes companhias, na esperança de conseguirem arrancar gordas cifras das mesmas.

Não que os grandes players sejam imunes ao fenômeno, a Apple mesmo conseguiu registrar o retângulo de cantos arredondados.

Só que todas as que apareceram até hoje são crianças perto da Corydoras Technologies, uma companhia mequetrefe do estado do Texas. Esta abriu um processo contra a Samsung em março contra toda a sua pletora de dispositivos comercializados e agora repetiu a dose mirando na Apple e todo o seu parque de aparelhos móveis, dos iPhones aos iPads.

A acusação? Vejam vocês mesmos:

O processo da Corydoras Technologies acusa os dispositivos Apple, tais como iPhones e iPads de serem capazes de realizarem chamadas de voz. Por exemplo, os iPhones acusados são produzidos e vendidos com a capacidade se serem utilizados em chamadas telefônicas e via FaceTime com áudio.”

É isso mesmo, a patent troll texana está acusando Apple e Samsung de venderem… telefones celulares. Ela se declara como a dona da patente referente à tecnologia de comunicação via voz em dispositivos móveis e não para por aí, a Corydoras apresenta também outras reclamações referentes a envio e recebimento de e-mail via wireless, inclusão de sistemas de geolocalização, bloqueio de chamadas e presença de câmeras frontais. Resumindo, a empresa alega ser a detentora das principais patentes daquilo que faz um smartphone… bem, um smartphone.

Com sorte a corte norte-americana vai rir na cara da Corydoras e mandá-la pastar, mas é bizarro como o sistema de patentes dos EUA é tão vago e bagunçado ao ponto de permitir esse tipo de coisa. Ao menos nisso somos melhores.

Fonte: Patently Apple.

 

relacionados


Comentários