Meio Bit » Arquivo » Hardware » Huawei banca a patent troll e processa a Samsung

Huawei banca a patent troll e processa a Samsung

PLOT TWIST! Chinesa Huawei processa Samsung por infração de patentes que dizem respeito a 4G, sistemas operacionais e interface.

8 anos atrás

huawei

Quando falamos de China, uma das coisas que nos vem à mente é o país do kibe que copia aviões e trens. Por isso é deveras estranhoo saber que a nação com o copy/paste impresso no DNA entrar numa briga de patentes como a reclamante. E pior, contra a Samsung.

Normalmente, quando há uma briga de patentes envolvendo a China esta é normalmente a errada na história, pois não são raras as vezes em que empresas locais foram pegas copiando assets de grandes companhias como Apple e Google. Uma das mais recentes foi o kibe chamado COS, o sistema operacional móvel estatal que é a cara cuspida e escarrada do Android.

Só que a briga desta vez é no sentido oposto. A Huawei entrou com um processo por infração de patentes nos EUA e China alegando que a Samsung faz uso de algumas de suas tecnologias, tais como (tente não rir):

  • tecnologia celular 4G;
  • sistemas operacionais;
  • interface de usuário.

É isso aí, a Huawei está dando uma de patent troll pra cima dos sul-coreanos da Samsung alegando que diversos smartphones da companhia infringem suas patentes. O presidente Departamento dos Direitos de Propriedades Intelectuais da empresa chinesa e cala-de-pau de primeira linha Ding Jianxing disse o seguinte a respeito do imbróglio:

Nós esperamos que a Samsung pare de infringie nossas patentes e adquira as licenças da Huawei de maneira apropriada, e trabalhe junto com a empresa para impulsionar a indústria adiante.”

Tem que ser um contumaz usuário de Óleo King para dizer tais coisas e não rir, entretanto o movimento da Huawei pode ter outras motivações. É de conhecimento geral que o atual secretário-geral Xi Jinping é um protecionista ferrenho, de modo que ele não gosta nem um pouco do domínio de empresas estrangeiras no mercado interno. Desta forma ele já teria convocado os diretores das principais companhias locais, como Xiaomi, Alibaba e a própria Huawei para discutir restrições aos concorrentes.

O golpe que a Apple levou do governo chinês recentemente seria consequência dessa nova política, e este processo da Huawei contra a Samsung se alinha muito com tais medidas protecionistas.

A Samsung, que não é besta já declarou que tomará medidas legais para defender seus interesses, deixando claro que não permitirá que um patent troll super desenvolvida puxe o seu tapete. É possível que os coreanos até se saiam bem na corte norte-americana, porém não tenho tanta certeza quanto ao processo chinês, pelos motivos já apresentados.

Fonte: Reuters.

relacionados


Comentários