Meio Bit » Hardware » Zenbo, o robô que roubou a cena na Computex

Zenbo, o robô que roubou a cena na Computex

O Zenbo é o primeiro robô da Asus, que foi criado para facilitar a vida de toda a família, atendendo a comandos de voz para controlar os aparelhos da casa, dar recados ou lembrar de compromissos, além de monitorar a casa quando as pessoas tiverem saído. Saiba mais no MB!

8 anos atrás

zenbo_1

A Asus apresentou na Computex 2016 o seu primeiro robô, o Zenbo, que funciona como um assistente pessoal para a sua casa, se movimentando de forma independente enquanto reconhece as faces e as vozes de cada pessoa da família. O objetivo é ser um assistente capaz de ajudar todos os moradores da casa das mais diversas maneiras. A verdade é que desde Os Jetsons que todos nós sonhamos em ter um robô pessoal capaz de nos ajudar com as tarefas da casa, e embora não tenha braços como a Rosie e não vá lavar os pratos, o Zenbo consegue resolver vários problemas atendendo a comandos de voz.

Para entender os comandos e saber identificar quem fez o pedido, o Zenbo usa o Google Now, além de duas outras duas tecnologias de reconhecimento de voz, assim quando você pedir para ele ler os seus emails, ele não vai te confundir com os de outro morador da casa.

O Zenbo também tira fotos e grava vídeos, e pode ser usado para monitorar sua casa remotamente, além de ser o companheiro perfeito para idosos, ajudando a fazer compras online e dando o alarme para outros membros da família caso a pessoa sofra um acidente doméstico. Além de lembrar da hora de tomar os remédios, ou avisar sobre qualquer outro compromisso, o Zenbo pode fazer chamadas de voz para que outra pessoa possa ajudar remotamente a resolver algum problema.

zenbo_2

Para crianças, ele pode ser um ótimo companheiro, tanto na hora de contar histórias quanto para jogar games educativos, além é claro da já citada função de tirar fotos e selfies. Ele também pode tocar as músicas favoritas da criança enquanto dança junto com ela. Durante o seu uso, o Zenbo vai aprendendo e se adaptando as preferências de cada pessoa da casa.

O mais interessante é que ele também é um hub de controle para aparelhos compatíveis com a Internet das Coisas, controlando luzes, ligando e desligando a TV, o ar condicionado ou outros eletrodomésticos e tocando músicas, seja no sistema de som da casa ou na sua caixa de som interna.

O Zenbo poderá ficar bem mais poderoso no futuro próximo graças a duas iniciativas da Asus, o Zenbo Developer Program, que oferece um SDK para que desenvolvedores possam criar novas aplicações para ele, e o Zenbo Partners, no qual outras empresas podem criar soluções para facilitar a vida de todos na casa. Este robô é a menina dos olhos do presidente do conselho da Asus, Jonney Shih, e seu orgulho ao apresentar a novidade era evidente.

Saiba mais sobre o Zenbo no site da Asus.

Confira abaixo o curioso vídeo de apresentação tudo o que o Zenbo é capaz de fazer (por enquanto, pois ele vai evoluir com o tempo e com os novas funcionalidades que serão criadas pelos desenvolvedores).

Zenbo | ASUS

Confira no Instagram do MB um rápido vídeo do Zenbo respondendo qual a diferença entre ele, o R2-D2 e o Wall-E.

Um vídeo publicado por Meio Bit (@meiobit) em

Veja também os outros lançamentos da Asus na Computex.

relacionados


Comentários