Meio Bit » Arquivo » Hardware » Visa lança anel NFC para atletas pagarem suas compras durante as Olimpíadas

Visa lança anel NFC para atletas pagarem suas compras durante as Olimpíadas

Visa apresenta anel NFC que substitui cartão e smartphone na hora de fazer pagamentos; 45 atletas testarão a novidade durante as Olimpíadas no RJ

8 anos atrás

visa-ring-002

Grandes eventos sempre são bons palcos para o teste de novas tecnologias, e as Olimpíadas no Rio de Janeiro não são exceção. Aproveitando o evento a Visa apresentou na última semana uma traquitana interessante, um anel NFC que substitui tanto o cartão quanto o smartphone na hora de realizar pagamentos nas maquininhas tradicionais. Só que como sempre, a princípio apenas um seleto grupo poderá testar a novidade.

Como patrocinadora oficial do evento esportivo que acontecerá entre os dias 5 e 21 de agosto, a Visa oferecerá a 45 atletas participantes um novo e curioso acessório: um anel de cerâmica com um diminuto chip NFC, chamado provisoriamente de Visa Payment Ring. Ele não requer nenhum tipo de recarga para funcionar, basta que o usuário aproxime o anel de uma máquina de cartões (desde que ela esteja habilitada para reconhecer dispositivos NFC) e  o próprio campo eletromagnético o alimenta. Com isso é só colocar a mão perto e pronto: a compra foi devidamente paga, sem nenhum tipo de autenticação adicional.

O microchip NFC, desenvolvido pela Gemalto utiliza o Visa Token Service, uma tecnologia própria da empresa aliada a uma conta pré-paga que o usuário recarrega online. O anel na verdade é o token de uma carteira virtual, cada operação é atrelada a um código numérico único que não expõe nenhum tipo de dado do comprador. Comprou, debitou, acabou.

visa-ring-001

A Visa pretende instalar 4 mil terminais em postos de venda no Rio de Janeiro compatíveis com NFC, o que será necessário para os atletas testarem o anel mas também beneficiará o usuário padrão que deseja utilizar seu smartphone para pagar suas contas. Embora a grande maioria das máquinas no Brasil já seja compatível pouca gente sabe que o recurso está ativo, por pura falta de divulgação. Em outros casos, como o Lio falta regulamentação.

Sobre o anel em si, como se trata de um protótipo é possível que os testes nem resultem em um produto final, e a tecnologia acabe incorporada em outras soluções da Visa. Mas a ideia de Um Anel Para a Todos os Pagamentos Realizar é muito atraente, dada a praticidade.

Fonte: Business Wire.

relacionados


Comentários