Meio Bit » Arquivo » Internet » Cuidado: quase 33 milhões de senhas do Twitter podem ter vazado

Cuidado: quase 33 milhões de senhas do Twitter podem ter vazado

Troque sua senha: quase 33 milhões de logins do Twitter teriam sido colocados à venda na Deep Web; rede social já estaria trancando contas afetadas

8 anos atrás

twitter

Esta pode ser um boa hora para trocar sua senha do popular site de microblogs™. Segundo o site LeakedSource quase 33 milhões de logins do Twitter, com nome de usuário, e-mail e senha foram colocados à venda na Deep Web, embora tudo indique não se tratar de um caso de ataque à rede social.

Tudo começou com uma oferta de um usuário identificado apenas como "Tessa88". Ele colocou à venda um banco de dados com informações de 32.880.300 contas do Twitter, a saber nome de usuário, e-mail e senha. Como os dados não estão criptografados a possibilidade de ataque hacker ao Twitter foi inicialmente descartada, e especialistas apontam para coleta de dados utilizando malwares, conectados silenciosamente aod sistemas operacionais e navegadores como Chrome e Firefox. Claro que da mesma forma logins de outros serviços podem ter sido igualmente coletados (vale lembrar o caso recente em que as contas do Facebook de Mark Zuckerberg e outros famosos também foram hackeadas), mas o Twitter é o que mais chama a atenção no momento pela facilidade de acesso aos dados: Tessa88 cobra 5 bitcoins pelas senhas, o que hoje equivale a aproximadamente R$ 9.801,00.

O Twitter rapidinho informou que não registrou nenhum tipo de ataque ou invasão a seus servidores, e para adicionar insulto à injúria a LeakedSource reforça mais uma vez que não sabemos usar senhas decentes. Vamos conferir o Top 10?

top-10

O Zuck não tá sozinho nessa.

Embora o Twitter negue a invasão, a rede social havia declarado que está checando os dados e agora, segundo informes já estaria trancando as contas comprometidas, exigindo que os usuários escolham uma nova senha (e se o serviço seguir a norma atual vai começar a rejeitar chaves fracas e anteriormente divulgadas em vazamentos). Embora boa parte dos usuários estejam na Rússia (5 milhões de usuários usam e-mail @mail.ru) há 36.880 contas com contas @yahoo.com.br e algumas outras que usam Yahoo! Mail global, Gmail e Hotmail.

Portanto seguro morreu de velho: troquem suas senhas.

Fontes: LeakedSource e Twitter.

relacionados


Comentários