Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro — Criatividade na Fotografia de Casamento de Everton Rosa

Livro — Criatividade na Fotografia de Casamento de Everton Rosa

Everton Rosa, um dos mais aclamados fotógrafos de casamento do Brasil, coloca no mercado o seu livro sobre Criatividade na Fotografia de Casamento.

8 anos atrás

criatividade_casamento3

Existem algumas áreas na fotografia profissional que possuem maior possibilidade de proporcionar uma boa renda para o fotógrafo. A fotografia de casamento é uma delas. Nem sempre foi assim. Já existiu uma época em que fotógrafos de casamento eram marginalizados dentro da fotografia profissional, mas isso mudou. Hoje temos grandes estrelas dentro da área e alguns conseguem executar trabalhos belíssimos. Casamentos se transformaram em grandes eventos e existe uma quantidade absurda de pessoas casando todas as semanas. Uma atividade com muitos clientes, mas também com muita concorrência. Concorrência entre fotógrafos de casamento é igual concorrência entre lojas de carros. Se duas lojas oferecem um produto parecido, a única diferenciação entre elas vai ser o preço e isso é ruim para a marca. Dentro da fotografia de casamento você não precisa ser o melhor, mas você tem que ser diferente. Oferecer algo diferenciado. Quando seus clientes se tornam fãs de seu trabalho o preço vai ser apenas um detalhe.

É esse tipo de ensinamento que Everton Rosa tenta passar no seu livro "Criatividade na Fotografia de Casamento" que foi lançado pela iPhoto Editora. O Everton Rosa é uma destas estrelas do mundo da fotografia de casamento. Você encontra ótimos trabalhos no portfólio do fotógrafo, mas o pontapé que o fez ser conhecido nacionalmente foi a chance de fotografar o casamento da Ana Maria Braga. Essa "sorte" é utilizada por ele até hoje em suas palestras e faz parte de um dos capítulos deste livro. Lembrando que "sorte" nada mais é do que a oportunidade encontrando a pessoa bem preparada. Embora seja possível ficar aqui falando um bom tempo sobre todas as qualificações do autor, vamos logo ao ponto e observar a  tarefa ingrata deste livro. Afinal de contas, como ensinar criatividade para um fotógrafo. Nessa parte, faço minhas as palavras de Morpheus: eu só posso mostrar a porta, você tem que atravessá-la e que existe uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho.

criatividade_casamento2

Pois bem, é isso que Everton faz nesse livro. Ele fala muito sobre sua experiência e o desenvolvimento de sua carreira (essa parte é muito bacana) e mostra para você os caminhos e práticas a seguir para desenvolver a sua criatividade. Mas, não existe receita mágica. Você vai precisar ralar muito para ter um olhar diferenciado e, principalmente, conseguir um elo emocional para com o que você está fotografando. Creio que essa é a parte mais importante. Muitos fotógrafos executam o seu trabalho mecanicamente, sem nenhum envolvimento com o que está sendo retratado. Esse profissional está fadado apenas a registrar o que acontece. Se você se emociona com o momento, o seu resultado serão imagens eternas que ficarão gravadas para sempre na memória de seus clientes.

O livro é dividido em 5 capítulos. O primeiro é dedicado à questão da criatividade na fotografia. Aqui o autor aponta os caminhos a seguir nessa tarefa árdua. A importância da observação, a importância do conhecimento, a importância dos investimentos, do plano de carreira e, principalmente, as suas motivações para estar fotografando casamentos. Não pode ser apenas financeiro, você tem que gostar do que está fazendo. O capítulo 2 é chamado de Curiosidade pelas Pessoas. O ensinamento mais importante deste capítulo, sem dúvida, é que você deve vender sonhos e não produtos. Ponto fundamental para qualquer fotógrafo profissional (em qualquer área) que tenha como objetivo ter sucesso. O capítulo 3 é um ensinamento básico, mas que não pode ser esquecido por ninguém: Treine seu Olhar. Trabalhamos em uma atividade que necessita de constante treinamento, ou tudo será feito sempre igual, de forma mecânica. O capítulo 4, chamado de Olhar e Compor, é exatamente isso. Uma aula de composição em fotografia de casamento com várias fotos de exemplo. E temos o último capítulo, chamado de Cronicas de Sucesso, onde o fotógrafo cita alguns casos de sucesso em sua carreira e o que aprendeu com eles.

criatividade_casamento

Eu gostei do livro. Hoje em dia existem muitos manuais de fotografia profissional, com várias receitas de bolo para você colocar em prática, mas poucos que levam o fotógrafo a uma reflexão sobre a sua atividade. O livro do Everton Rosa consegue fazer as duas coisas. Existem várias dicas e receitas, mas também nos leva a pensar sobre nossa atividade e se realmente estamos no caminho certo, ou se é melhor comprar um trompete e sair tocando (vai ter que ler o livro para entender essa). Indicado para quem quer sair da zona de conforto.

O livro Criatividade na Fotografia de Casamento de autoria de Everton Rosa está a venda no site da iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 119,90.

 

relacionados


Comentários