Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Star Wars Celebration — adivinha quem voltou!

Star Wars Celebration — adivinha quem voltou!

Um dos personagens do velho Universo Expandido de Star Wars favoritos dos fãs, Thrawn é reintegrado ao cânone em Rebels e novo livro de Timothy Zahn.

8 anos atrás

thrawn-001

Um dos mais populares e queridos personagens do antigo Universo Expandido de Star Wars, hoje conhecido como o selo Legends acaba de ser reabilitado à cronologia oficial. Durante a Star Wars Celebration, que trouxe novidades sobre Rogue One e confirmou o ator Alden Ehrenreich (o Hobie Doyle de Ave, César!) como o jovem Han Solo o painel da terceira temporada de Star Wars Rebels revelou o retorno do Grande Almirante Thrawn, um dos inimigos mais formidáveis e que a Aliança Rebelde já enfrentou.

Não é difícil entender porque Thrawn fascina tanto os fãs. Concebido por Timothy Zahn para a trilogia escrita entre 1991 e 1993 (Herdeiro do Império, A Ascensão da Força Sombria e O Último Comando), o único comandante não-humano do Império não possuía a Força, mas incrivelmente não precisava dela. Dono de um intelecto ímpar e uma meticulosidade invejável, Thrawn traçava estratagemas precisos e sabia exercer seu domínio sem apelar para recursos duvidosos.

darth-vader-emperor-palpatine-thrawn

Mais importante, Thrawn não era passional. Extremamente frio e racional, o almirante chiss possuía métodos bem mais sólidos que seus próprios mestres, Palpatine e Darth Vader. Isso o permitiu coletar os pedaços do Império fragmentado após a queda de ambos e empreender uma campanha contra a Nova República que deu muito trabalho a Luke Skywalker e cia. limitada (os eventos descritos na Trilogia Thrawn).

Só que isso é passado. Com o fim do antigo Universo Expandido, sendo rebaixado a um selo não canônico todas essas histórias foram descartadas em prol de uma nova empreitada da Disney, gerar novos conteúdos infinitamente. Mesmo o selo Legends continua recebendo novas obras mas para fins de exploração multimídia, nada daquilo será inserido nos filmes, séries e afins. Ou assim se pensava.

O produtor de Star Wars Rebels Dave Filoni já andava resgatando elementos do selo Legends aqui e ali, adaptando à história do pequeno grupo de rebeldes formados por Kanan Jarrus, o último padawan sobrevivente à Ordem 66 e seu aprendiz Ezra Bridger, bem como outros velhos conhecidos da galera como Ahsoka Tano, a ex-padawan de Anakim Skywalker e Darth Maul, que é metade do sith que foi um dia. ?

thrawn-star-wars-rebels

Só que os proto-rebeldes terão nessa temporada uma nova fonte de dores de cabeça: Thrawn será destacado para lidar com a escumalha com seu estilo impiedoso e suas táticas precisas de combate, fruto de seu comprometimento em absorver todos os aspectos de seus inimigos para saber como eles pensam: arte, filosofia, cultura, tudo. Os rebeldes irão tratar o Grande Almirante como uma ameaça nível Darth Vader, o que já uma dimensão da encrenca que ele representa.

Na série Thrawn terá a voz do ator dinamarquês Lars Mikkelsen, o que chega a ser engraçado: seu irmão Mads Mikkelsen está em Rogue One e viverá o pai da protagonista Jyn Erso (Felicity Jones), o cientista Galen Erso. Embora um encontro entre ambos pareça improvável (embora Filoni já tenha declarado que o filme terá grande influência na série), esta não deixa de ser uma agradável curiosidade.

Filoni não deu maiores detalhes sobre Rebels, mas mencionou que “os fãs ainda não viram tudo de Ahsoka Tano”, levantando a possibilidade que a jedi tenha sobrevivido ao fatídico confronto contra seu antigo mestre. Darth Maul também terá papel fundamental, enquanto ele ainda não sabe que caminho tomar ele vê em Ezra algo que ele não foi, o que pode levar a desdobramentos indesejáveis para os rebeldes.

Veja o trailer da terceira temporada:


Star Wars Rebels Season Three Trailer (Official)

Como Thrawn foi inserido em um período de tempo incompatível com o antigo background e não só por isso, mas também pelo descarte do antigo UE como um todo essa interação do carismático comandante de pele azul e olhos rubi é totalmente nova. Novas perguntas serão feitas sobre sua origem, os fãs irão inevitamente querer saber mais. Logo por que não capitalizar em cima?

Unindo o útil ao agradável o painel também contou com participação de Timothy Zahn, que deu seus pitacos sobre qual a direção que Star Wars Rebels levará seu personagem. E como não poderia deixar de ser ele revelou um novo livro no evento: Thrawn, ainda sem data de lançamento é uma obra inserida na cronologia oficial e que esmiuçará a nova encarnação do vilão, oferecendo extenso material para a exploração dele em novas mídias. Veremos Thrawn em um filme no futuro? A Disney e a LucasFilm seriam loucos se não o fizessem.

thrawn-timothy-zahn

O que podemos tirar disso: que mesmo "morto e enterrado" o antigo UE ainda é uma fonte riquíssima de material, e muito dele pode e será aproveitada para criação de novas histórias. Relegar um personagem forte e adorado pelos fãs como Thrawn ao limbo soava como um pecado mortal, e felizmente Filoni e os figurões da Disney e LucasArts perceberam que é possível resgatar elementos queridos, dar-lhes uma nova roupagem sem trair os moldes originais e deixar todo mundo feliz no processo: os fãs, que poderão ver um de seus vilões favoritos de volta em plena forma e os donos da bola, que fatalmente farão mais dinheiro ainda.

E vão parar por aí? Claro que não, há tanta, tanta coisa que merece um lugarzinho na nova cronologia e não merece ficar mofando no selo Legends. Quem não gostaria de ver Mara Jade de volta à ação?

mara-jade-cosplay-by-queen-azshara

Fonte: StarWars.com.


Em tempo, para saber mais sobre o Grande Almirante Thrawn siga os links e adquira os livros da trilogia, recentemente relançados no Brasil pela Editora Aleph:

relacionados


Comentários