Meio Bit » Arquivo » Games » nVidia revela a nova Titan X, uma GPU monstro com 11 teraflop/s

nVidia revela a nova Titan X, uma GPU monstro com 11 teraflop/s

Depois da GeForce GTX 1080, agora a nVidia anuncia uma placa de vídeo ainda mais poderosa: trata-se da nova Titan X Ultimate, uma GPU com desempenho de 11 teraflop/s e precinho camarada na civilização.

8 anos atrás

Laguna_GeForce_Titan_X_Ultimate

Ontem (21/07) os engenheiros do nVidia Research anunciaram que vão apresentar na SIGGRAPH 2016 um método para criar ambientes de realidade virtual utilizando de metade a um terço do processamento gráfico exigido atualmente.

A chamada Realidade Virtual Fóvea busca entender como a visão humana funciona num ambiente imersivo: como os olhos da maioria dos jogadores estão focados no centro da tela na maior parte do tempo, a ideia do nVidia Research é garantir excelente qualidade gráfica na parte do ambiente que está de facto sendo focalizado pelos olhos do jogador, enquanto a imagem correspondente à visão periférica do jogador teria menor prioridade no processamento gráfico. O segredo estaria em tentar prever onde está o foco dos olhos do jogador.

Se bem que a empresa não precisa economizar processamento gráfico em sua mais nova GPU: a camaleão verde de Santa Clara acaba de anunciar a GeForce Titan X Ultimate.


nVidia Titan X: The Ultimate Graphics Card, Powered by Pascal

Como a recente GeForce GTX 1080 de 599 dólares ultrapassou em desempenho a “velha” Titan X de 999 dólares, já era hora de substituir esta Maxwell.

A nova Titan X Ultimate é uma GPU de 12 bilhões de transistores com a microarquitetura Pascal e litografada no processo FinFET de 16 nm. A GP102, essa GPU monstro com TDP de 250 W (e consumo próximo aos 300 Wh) possui nada menos que 3.584 núcleos CUDA rodando a 1,53 GHz; com desempenho de 11 teraflop/s.

As placas de vídeo com a Titan X Ultimate serão equipadas com 12 GB de VRAM do tipo GDDR5X (aka G5X), com interface de 384 bits (480 GB/s). Parece que a nVidia não vai usar HBM2 tão cedo.

Preço? 1.199 dólares. Lançamento dia 2 de agosto, na civilização. Imagina essa belezinha em SLi…

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários