Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikkor 105 mm ƒ/1,4 E — a mais rápida do mundo

Nikkor 105 mm ƒ/1,4 E — a mais rápida do mundo

A Nikon comemora a marca de 100 milhões de lentes Nikkor produzidas e para marcar o fato coloca no mercado uma 105 mm com abertura em ƒ/1,4 e foco automático. Simplesmente a 105 mm mais rápida do mercado.

8 anos atrás

nikkor_105mm_f4

Enquanto os iniciantes adoram discutir sobre qual câmera comprar, os fotógrafos experientes, e mais entendidos, estão discutindo lentes. A lógica é simples: é melhor investir em uma câmera média e uma lente top do que em uma câmera top e uma lente média. Não acredita? É só utilizar uma boa lente, como a 85 mm ƒ/1,8 (tanto Nikon quanto Canon) em uma câmera de entrada. Você vai entender o que estou falando.

Levando em conta  a questão da distância focal e da distorção causada por lentes grande angulares, as mais indicadas para fotografar retratos são as meia tele (que vão de 70 mm até 200 mm). Por conta disso é que os retratistas que utilizam o sistema Nikon não poderiam estar mais felizes. A empresa acaba de lançar (surpreendendo muita gente) uma lente 105 mm com abertura máxima de diafragma em ƒ/1,4. Essa marca faz dela a 105mm mais rápida do mercado.

Pouca gente acreditou nessa maluquice quando o boato apareceu na internet, mas a coisa realmente aconteceu. Seria uma lente para uso muito específico e o valor não seria nada camarada. A Nikon aponta que a lente está criando um novo padrão para as lentes meia teles e que esse vai ser um novo patamar de comparação. Segundo eles uma maravilha de precisão ótica, correção de distorção e artesanato.

Só para destacar, já existiram lentes de 105 mm com essa abertura de diafragma, mas nenhuma possuí foco automático. Esta é, realmente, a primeira do mundo. A lente é construída com 14 elementos, sendo 3 de cristal ED, divididos em 9 grupos. O diafragma é controlado eletronicamente e possuí 9 lâminas.

A empresa indica a nova lente para fotógrafos de retrato (foco principal) e de esportes. O lançamento foi especialmente planejado para comemorar a marca de 100 milhões de lentes Nikkor produzidas. Quer dar uma olhadinha em detalhes e amostras da nova lente? Então é só clicar aqui.

A AF-S 105 milímetros ƒ/1,4 E ED N vai estar disponível em agosto e, até por ser uma lente da linha profissional, o valor vai ser bem salgado. Quem quiser desfrutar de toda essa qualidade vai ter que desembolsar a singela quantia de US$ 2.199,95.

relacionados


Comentários