Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotógrafo é roubado no Rio e depois encontra ladrão fingindo ser ele

Fotógrafo é roubado no Rio e depois encontra ladrão fingindo ser ele

Depois de ter perdido 40 mil dólares em equipamentos em um café do Rio de Janeiro, fotógrafo da News Corp encontra rapaz usando seu colete e identificação em um dos eventos da Rio2016.

7 anos e meio atrás

roubo_equipamento2

Essa história, se não fosse trágica, seria muito engraçada. Alguns dias atrás mostramos como a Getty Images estava se preparando para fotografar os jogos olímpicos no Rio de Janeiro. Cada fotógrafo estaria carregando US$ 40 mil em equipamentos dentro de sua bolsa. Para padrões brasileiros isso pode ser um exagero, mas parece que esse é o básico de todas as grandes agências de notícia que mandaram fotojornalistas para cobrir o evento. Muitos comentários do referido texto levantaram a questão do perigo de andar com equipamentos tão caros pelo Rio de Janeiro e não demorou muito para a primeira vítima aparecer.

Brett Costello, fotógrafo da News Corp viu de perto a inventividade do povo brasileiro três dias antes da abertura oficial dos jogos. Ele estava em um café lotado no Rio de Janeiro quando foi abordado por uma jovem que pedia ajuda. Enquanto ele conversava com ela um rapaz pegou sua bolsa no chão e correu até um carro que fugiu rapidamente. O fotógrafo diz que tudo durou no máximo 10 segundos. A polícia conseguiu imagens da câmera de vídeo do estabelecimento onde podemos ver imagens da jovem que “distraiu” o fotógrafo durante a ação criminosa (me senti o Datena depois dessa frase, só faltou falar “na tela”). Veja o vídeo do roubo aqui.

roubo_equipamento

Porém, o causo não acaba por aqui.

Já conformado com sua perda (e provavelmente tudo com seguro) o fotógrafo começou sua rotina de fotografar o maior evento esportivo do planeta. Porém, enquanto estava na fila para entrar no recinto onde aconteceria a prova de arco e flecha masculino, Costello percebeu, logo atrás dele, um rapaz com uma identificação muito familiar. O rapaz estava usando o colete e a identificação de imprensa que estavam dentro da bolsa que foi roubada. Ao fazer essa constatação o fotógrafo acionou os seguranças que abordaram o meliante e o prenderam.

Claro que o mesmo disse que não sabia de nada, que havia achado a identificação no chão e queria apenas entrar para ver os jogos, mas a suspeita é que tudo fazia parte de um plano para efetuar mais roubos. Esse tipo de comportamento existe em toda parte do mundo. Não é exclusivo do brasileiro, mas como nós mesmos estamos nos detonando há meses a mídia estrangeira pegou pesado. O exemplo é o podcast desta semana do Petapixel que tem o título bacana de “Shooting the Olympics in Rio… and Trying Not to Get Robbed”.

O Yahoo Sports postou um vídeo mostrando o momento em que o meliante é abordado.


Yahoo Sports Videos — Photographer finds his stolen gear at Olympic stadium

relacionados


Comentários