Meio Bit » Games » Dica de App/Game — Habitica, o RPG que vai botar ordem na sua vida

Dica de App/Game — Habitica, o RPG que vai botar ordem na sua vida

Que tal um app com recursos de gamificação para organizar seus afazeres cotidianos? Conheça o Habitica, que transforma suas tarefas num divertido RPG.

4 anos atrás

habitica-001

Hoje em dia ser produtivo e eficiente é essencial. No meu caso eu preciso gerenciar não só os assuntos pertinentes às postagens regulares do MeioBit, quanto outros referentes ao Deviante e os próprios de minha vida pessoal. Todos nós temos diversos afazeres diários, tarefas a serem realizadas e se não organizarmos tudo, a produtividade vai pelo ralo.

Associe a isso o fator preguiça. O famoso “depois eu resolvo” pode se converter em um grande problema, mas muitas vezes nos falta a motivação. Algo que nos incentive a nos manter na linha.Eu já tentei de tudo um pouco e mesmo a popular Técnica Pomodoro tem seus defeitos, como ser inflexível quanto a horários e o mote de que um "tomate" não pode ser interrompido por o que quer que seja. Só que a VIDA acontece e não espera 25 minutos.

E foi aí que o Habitica se revelou uma inusitada, poderosa e por que não, divertida ferramenta.

habitica-002

O Habitica é o que o antigo nome (HabitRPG) indica: uma ferramenta de produtividade e organização disfarçada de RPG cooperativo. Ao contrário do que possa parecer, em que estou indicando um jogo para combater a procrastinação o app cumpre bem a sua função: em primeiro lugar você irá distribuir suas atividades entre três listas, cada uma com uma característica distinta (clique nas fotos para ampliar).

 

  • Tarefas Diárias é a lista mais importante: nela estarão seus deveres permanentes, aqueles que você deve cumprir ou todo dia ou durante uma sequência regular, como apenas segunda a sexta, uma vez por semanam etc. (sim, minha alimentação matinal faz parte, eu encaro como medicação);
  • Em Afazeres estarão os seus deveres pontuais, que só precisam ser feitos uma vez. Uma vez concluídos eles somem e são arquivados, podendo ser verificados depois;
  • Em Hábitos você listará atividades que você gostaria de realizar com mais ou menos frequência; cada vez que você se engajar com uma delas você clica e os atributos serão repassados de acordo com o peso atribuído, se positivo ou negativo.

É nesse aspecto que o Habitica se destaca de outros métodos de gerenciamento de atividades: sendo ele um RPG você será recompensado a cada atividade bem sucedida. Caso falhe em cumprir uma Tarefa Diária (ou marque um hábito negativo) você receberá dano ou poderá perder parte de seu progresso.

O Habitica recompensa o jogador de diversas formas. Como se trata de um RPG ele fornece pontos de experiência, ouro para comprar equipamentos, mana e itens que podem ser ovos de mascotes, poções para choca-los e comida para alimenta-los (o que permite que eles evoluam em montarias para seu avatar). Conforme seu nível sobe o seu personagem pode escolher uma classe (guerreiro, mago, curandeiro ou ladino) e usar as habilidades correspondentes, como ataques críticos, buffs de força, defesa e percepção para o grupo e etc.

habitica-008

Esse aliás é o principal aspecto do Habitica: ele é um game/ferramenta social. Você pode até utilizá-lo sozinho mas é muito mais divertido e vantajoso (para quem deseja progredir mais no game) fazê-lo com os amigos. É possível montar equipes como uma party de RPG e cumprir diversas missões (ou quests, para os puristas dos RPGs de mesa) para derrotar poderosos chefes e receber grandes quantidades de experiência, itens e ouro. Há também os desafios, que adicionam tarefas específicas em suas listas (ou você pode criar os seus), que se convertem em recompensas diversas.

É aí que o Habitica conquista o usuário: a interface de game prende o usuário, forçando-o a sempre cumprir suas tarefas dentro do prazo para conseguir progredir e evitar receber dano. Desnecessário dizer que ao jogar numa equipe, um vacilo ao cumprir as atividades diárias se reverte em punições a todos os membros da party, portanto trabalho em equipe é essencial. Os curandeiros podem usar suas magias para manter os companheiros curados, enquanto os ladinos utilizam suas habilidades para aumentar a percepção em todos (o que aumenta as chances de receber melhores recompensas) e os guerreiros descem o sarrafo nos chefes.

É importante dizer no entanto que nem todas as recompensas são gratuitas. O Habitica é perfeitamente utilizável no modo gratuito mas aqueles que desejam mais itens de personalização, bem como comprar itens diretamente precisam ou abrir a carteira para comprar gemas (ou manter uma doação regular, o que é basicamente uma assinatura; dessa forma é possível comprar gemas com ouro), ou cumprir desafios que dão as cobiçadas joias. Outra forma é ajudando a comunidade, seja como programador, designer, artista ou mesmo divulgando o app em sites, blogs e redes sociais.

A chave para o sucesso do app é o fato de que o ser humano é movido por interesse. Precisamos de motivação para realizar qualquer coisa e as tarefas mais chatas e cotidianas se tornam um fardo por não termos a percepção de que estamos ganhando algo em troca. O Habitica faz isso ao gamificar sua rotina e recompensa-lo com pequenos tokens, seja um ovo de panda (é sério!) ou uma armadura maneira; e a sensação de satisfação ao derrotar aquele chefe com seu grupo é muito legal, ainda mais por saber que você atingiu o objetivo apenas cumprindo com suas tarefas diárias.

Uma coisa é certa: você nunca mais vai ver sua rotina da mesma forma.

Habitica: Gamify Your Life

Para quem quiser conferir, o Habitica está disponível para iOS a partir da versão 7.1, para Android do 4.0.3 Ice Cream Sandwich em diante e também via web app. Quer saber mais? Acesse o Medium do Habitica, que traz uma série de dicas e tutoriais.

relacionados


Comentários