Meio Bit » Arquivo » Hardware » Microsoft anuncia Windows Holographic no Windows 10 ano que vem

Microsoft anuncia Windows Holographic no Windows 10 ano que vem

A Microsoft não está brincando em serviço. Suas expectativas no mundo da Realidade Virtual / Aumentada vão muito além do HoloLens. O Windows Holographic é toda uma interface que integra aplicativos Windows tradicionais no ambiente virtual, estará disponível ano que vem e rodará em quase tudo que é PC Windows 10.

8 anos atrás

getstarted_324x182

Acho que a Microsoft nunca teve um momento, uma revelação tão ficção científica quanto o HoloLens. A apresentação do Kinect foi bem impressionante mas a própria abrangência do HoloLens era muito maior. É uma posta no futuro, sem pressa de colocar algo no mercado: é a Microsoft vendo o futuro, acertando o curso mas não correndo, para não errar à toa.

O que mais se vê agora que Realidade Virtual virou moda de novo, são demos, joguinhos muito legais repetindo a jogabilidade de 1997 e gráficos de 1974, mas muito pouco de produtividade, essa coisa chata. A Microsoft não, ela sabe que há um imenso público corporativo e de profissionais que quer essas ferramentas para trabalhar, e não só para ficar brincando de Jedi.

Aí entra um ponto essencial: por mais cool que os aplicativos sejam, se não rodarem programas tradicionais você cai no problema de ou usar um ou usar outro. Agora mesmo seria ótimo poder espalhar várias janelas virtuais com material de consulta à minha volta, mas não adianta se eu tiver que usar um monitor de verdade para editar o texto.

O Windows Holographic é exatamente isso, uma série de interfaces e APIs que permite integrar automaticamente aplicativos Windows convencionais a ambientes de Realidade Aumentada, Virtual ou Mista. Ou seja: o melhor de dois mundos. Posso ter meu Word, rodando no HoloLens, usando um teclado de verdade mas com uma interface de voz e botões flutuantes.

Melhor ainda: a Microsoft está com uma parceria com a Intel, otimizando o Windows Holographic para rodar até em sistemas domésticos. Em um dos demos o Windows Holographic rodou a 90 fps em um Intel NUC, este brinquedo aqui:

intel-nuc-features-1size-16x9.png.rendition.intel.web.720.405

O demo:

Windows Holographic Shell Demo

Se isso se tornar realidade será excelente, visto que a maior reclamação dos usuários de dispositivos VR é que exigem PCs parrudos.

Há literalmente dezenas de empresas promovendo produtos de RA/RV, nenhuma delas com foco em produtividade. Se for mais uma modinha passageira como antes, a Microsoft não terá perdido nada, ela investe em pesquisa o tempo todo, a maior parte do tempo sem foco em produtos.

Já se a RV/RV deslanchar de vez, e o campo for viabilizado, as empresas vão ter que correr do zero enquanto a Microsoft já terá dois pés fincados no escritório, que é de onde o dinheiro para pagar os simuladores de Batman vem.

Fonte: Microsoft.

relacionados


Comentários