Meio Bit » Arquivo » Internet » Apple bane pr0n da busca de GIFs do iMessage no iOS 10

Apple bane pr0n da busca de GIFs do iMessage no iOS 10

Apple sem filtro remove pr0n dos resultados de buscas por GIFs no iMessage, mas martelada atingiu também palavras não diretamente relacionadas a sexo.

7 anos e meio atrás

asian-maids

Vamos relembrar um mantra da Apple: pr0n não tem vez nos gadgets da companhia. Isso foi decisão de Steve Jobs, que recomendou àqueles que desejavam consumir material educativo no iPhone ou no iPad que comprassem um Android (se bem que o Google também está pondo o pr0n para fora da loja do robozinho). Ninguém escapou, nem a Playboy. Duas vezes. E na época ela ainda publicava nudez (e a concorrência a está seguindo).

Muita gente levou porrada, desde o Comixology ao 500px e os argumentos são os mesmos: qualquer coisa que seja caracterizado como conteúdo adulto ou que levemente insinue a associação será banido sem choro nem vela. A Appple decidiu manter seus gadgets livres de qualquer tipo de safardanagem, seja ela explícita ou artística e é uma iniciativa até compreensível, já que Cupertino quer que seus gadgets sejam utilizados por todos e crianças também são consumidores em potencial. Por outro lado a maçã encarnou um típico comportamento totalitário, em que não pode e acabou, e quem não quiser aceitar as regras a porta da rua é serventia da casa.

De novo, não estão errados. Mas tem horas que o duro controle da Apple comete algumas presepadas. Vide o caso mais recente, envolvendo o iMessage.

hyuna-bubble-pop

Uma das adições mais esperadas pelos usuários do app (os que não utilizam o Telegram, no caso), prometida para o iOS 10 era a inclusão de GIFs nas conversas (algo que o WhatsApp prometeu introduzir em breve) só que houve um problema: algumas palavras retornavam vídeos verdadeiramente hardcore (NSFW, cuidado, etc.) e não necessariamente era preciso digitar algo relacionado a sexo. A palavra “huge” por exemplo devolvia exatamente isso que você pensou.

Não sejamos hipócritas aqui: nem o Giphy, que fornece GIFs ao Twitter e nem o Telegram permitem imagens pr0n em seus bancos de dados, mas digitar palavras calientes retornam resultados que embora não sejam de conteúdo adulto, fazem alusões diretas. Basta um pouquinho de imaginação para que o receptou capte a mensagem.

Só que a Apple não quer saber nem de textos nas entrelinhas. O problema foi rapidamente identificado e sanado, não só os GIFs safados foram exterminados como a busca por palavras relacionadas, como “shlong” ou “sideboob” não retornam resultado algum, algo além dos concorrentes. Só que a Apple foi um pouco longe demais:

huge

Ligar a palavra “huge” a sexo é algo que só os de mente poluída e sem inocência no coração fariam, crianças pensariam em outros usos. Mas a Apple não tá nem aí e limou a palavra também, a fim de não dar chance alguma ao azar. Tudo bem não querer que pr0n entre em seus aparelhos, mas custa aprimorar o filtro um pouquinho?

Parece até o Instagram

Fonte: 9to5Mac.

relacionados


Comentários