Meio Bit » Internet » Vazamento expôs dados de mais de 500 milhões de usuários do Yahoo! [UPDATE]

Vazamento expôs dados de mais de 500 milhões de usuários do Yahoo! [UPDATE]

Da série “nada está tão ruim que não pode piorar”: vazamento brutal de dados do Yahoo! pode ter exposto informações de centenas de milhões de usuários.

7 anos e meio atrás

yahoo-marissa-mayer

UPDATE: o Yahoo! veio a público e confirmou que o vazamento era pior do que qualquer um poderia antecipar: mais de MEIO BILHÃO  de usuários tiveram seus nomes, hashs de senhas (a maioria com bcrypt, mas a essa altura não espere por boa coisa), endereços de e-mail, perguntas de segurança e datas de nascimento vazadas.

Dados mais sensíveis como informações bancárias não eram armazenadas no sistema alvo, que segundo o Yahoo! teve a segurança comprometida em 2014; dessa forma o caso envolvendo o hacker Peace a princípio não teria relação com este. Portanto, se você ainda utiliza algum serviço do Yahoo como e-mail ou o Flickr, troque sua senha agora.

Segue abaixo a notícia original.


O ano de 2016 certamente não foi gentil para o Yahoo!. Além de ser vendido para o Verizon por uma ninharia e a CEO/Loura Má™ Marissa Mayer estar em vias de ser derrubada do telhado (com um bônus de US$ 55 milhões no bolso, é bom deixar claro), fontes seguras afirmam que a empresa sofreu um vazamento de dados massivo, que comprometeu as informações de centenas de milhões de usuários.

Ao que tudo indica este pode ser o pior ataque hacker que a empresa já sofreu em sua história. Em maio circularam informes de que um hacker chamado Peace havia conseguido em 2012 baixar dados de 200 milhões de usuários do Yahoo! (entre nomes, endereços de e-mail, telefones e datas de nascimento) e os estava vendendo, e ao que tudo indica o novo vazamento consegue ser ainda pior, com ainda mais gente sendo afetada. Sério, que tipo de idiota ainda tenho Yahoo! Mail?

No caso o Yahoo! apenas informou que estava “ciente do ocorrido” e não deu maiores explicações, nem mesmo chegou a garantir a segurança dos dados dos usuários ou sequer se pronunciou se aquilo era real ou um blefe. Basicamente a equipe de Mayer mandou um “se vira” para todo mundo e continuou a não fazer nada.

Agora, fontes próximas dizem que o ataque foi muito mais crítico do que se pensava, com muito mais usuário afetados e a especulação é que desta vez o Yahoo! fará um pronunciamento oficial enquanto trabalha junto com agências governamentais para caçar os responsáveis pelo vazamento. O grande problema é que a reação da empresa pode ter chegado tarde demais.

Essa palhaçada será seguramente mais um ponto negativo na carta de recomendação de Marissa Mayer, pois sua incompetência e letargia para prover uma resposta rápida a um ataque de grandes proporções aos muitos usuários que ainda utilizam seus serviços será levado em conta por outras companhias que no futuro desejarem contrata-la, já que é mais do que certo que a cabeça dela vai rolar tão logo a aquisição do Yahoo! pela Verizon seja concluída.

Já para os usuários, recomendar que mudem as senhas de suas contas é o mínimo que podemos fazer, mas é fato que em muitos casos pode não adiantar muita coisa a essa altura do campeonato.

Fonte: recode.

relacionados


Comentários