Meio Bit » Arquivo » Games » Pokémon GO tem ajudado a evitar suicídios no Japão

Pokémon GO tem ajudado a evitar suicídios no Japão

Japoneses registram uma queda considerável no número de suicídios realizados nos penhascos de Tojinbo e grupo acredita que o motivo seja o Pokémon GO, ou melhor, as pessoas que visitam o lugar por causa do jogo.

7 anos e meio atrás

pokemon-go

Além de Aokigahara, a famosa floresta do suicídio, o Japão possui outro lugar que costuma ser usado por pessoas que querem tirar suas vidas, são os penhascos de Tojinbo, localizados no Mar do Japão. Só no ano passado as autoridades locais registraram 150 mortes assim na região e quando elas não sabiam mais o que fazer, eis que a solução para o problema veio de onde menos esperavam, o Pokémon GO.

De acordo com Yukio Shige, um ex-policial que hoje cuida da NPO Kokoro no Hibiku, uma organização sem fins lucrativos que tenta prevenir suicídios, a diminuição considerável de registros na área durante os meses de agosto e setembro pode estar relacionada a vários PokéStops que foram criados nos penhascos, aumentando assim a circulação de pessoas pelo local.

A área em torno de Tojinbo é muito escura e sinistra após as 17 h, quando todos os turistas vão embora, mas desde que o Pokémon GO foi lançado, a área tem sido muito movimentada, mesmo tarde da noite. Pessoas que contemplam o suicídio tendem a ir para lugares quietos antes de finalizarem suas decisões, mas agora lugares assim atraem jogadores de Pokémon GO”, explicou Shige, que inclusive disse ter encontrado um suicida que mudou de ideia após constatar que a atmosfera do lugar não era correta para que tirasse sua própria vida.

É claro que essa situação não deverá durar por muito tempo e aqueles que forem a Tojinbo com a intenção de cometer suicídio podem muito bem sair dali e procurar um lugar mais tranquilo. Porém, o simples fato de o jogo supostamente estar fazendo algumas pessoas abandonarem a ideia já me parece o suficiente para comemorarmos.

Para Shige, seria muito bom se o Pokémon GO promovesse o encontro entre jogadores e outra coisa que poderia ajudar a diminuir os suicídios seria a realização de eventos relacionados ao jogo em Tojinbo e em Aokigahara, aumentando assim a circulação de pessoas nesses locais e consequentemente desencorajando aqueles que pretendem se matar.

O interessante nesse caso é que ele é o completo oposto de muitas histórias que temos visto em relação ao jogo da Niantic Labs, que quase sempre está associado a crimes, “acidentes”, falta de sensibilidade dos jogadores e perturbação do sossego alheio, mas será que ele terá uma repercussão tão grande?

P.S.: para conhecer um pouco mais da história de Yukio Shige, recomendo ler esse excelente artigo e assistir o documentário Saving 10.000 — Winning a War on Suicide in Japan, que está abaixo.

Boomachine — SAVING 10,000 - Winning a War on Suicide in Japan - 自殺者1万人を救う戦い - Japanese Documentary

Fonte: The Japan Times.

relacionados


Comentários