Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Google Pixel — o smartphone com a melhor câmera do mercado

Google Pixel — o smartphone com a melhor câmera do mercado

O novo smartphone do Google chega ao mercado e já está classificado como possuindo a melhor câmera fotográfica do mercado mobile.

7 anos e meio atrás

google_pixel5

Sim, o Google lançou um novo smartphone bem interessante, bonitinho e cheio de perfumarias tecnológicas. O Ronaldo Gogoni já fez um texto bem legal sobre o lançamento e com um resumo das especificações, então vamos nos concentrar ao que importa na área de fotografia. Bem antes do anúncio oficial, o Google já havia enviado uma unidade do produto para testes no DxOMark. Dessa forma, a classificação da qualidade da câmera do produto saiu no mesmo dia de seu anúncio.

Para aqueles que acompanham a evolução das câmeras fotográficas em smartphones, a notícia é boa. O Pixel possuí, simplesmente, a melhor câmera fotográfica já testada pelo DxOMark Mobile. E isso tanto para foto quanto para vídeo. Ganhou do HTC 10, do Samsung S7 Edge e do iPhone 7. Com essa todo mundo caiu uma posição na classificação.

google_pixel2

O Pixel está equipado com um sensor fabricado pela Sony e com 12 megapixel de resolução máxima (onde os pixels possuem o generoso tamanho de 1,55 microns) e uma lente com abertura máxima de f/2,0. Analisando essas duas informações, o equipamento vai ser capaz de captar mais luz em situações de baixa iluminação e a abertura de diafragma vai ajudar nesta tarefa. A avaliação mostra que o aparelho foi capaz de capturar ótimas imagens em todas as condições de luz testadas e, além disso, ele possuí um modo HDR (para aumentar o alcance dinâmico) que realmente entrega um produto de boa qualidade.

Outra característica digna de nota é a velocidade com que a câmera é acionada. Segundo o DxOMark o atraso do obturador é quase zero. Uma boa notícia para quem está procurando um aparelho para fotografar objetos em movimento. Em parceria com isso temos o modo Smart Burst onde você segura o botão disparador e várias fotos são feitas. Depois o sistema escolhe automaticamente a melhor imagem levando em conta fatores como nitidez e contraste. Ou seja, está cada vez mais fácil para o usuário.

google_pixel4

Dentro do vídeo, o aparelho pode fazer filmagens em 4K (30 frames por segundo), 1080p (120 frames por segundo) e  720p (240 frames por segundo). Durante a gravação de vídeo um giroscópio vai providenciar um sistema de estabilização de imagem para prevenir imagens tremidas. Um mimo interessante que o Google está oferecendo para os futuros proprietários do Pixel é a possibilidade de armazenamento ilimitado e gratuito de vídeos e fotos em resolução máxima. O Google Photos já oferecia armazenamento ilimitado, mas não de arquivos em alta resolução. Agora é fotografar e não se preocupar onde as fotos serão armazenadas.

Na avaliação geral do DxOMarks os únicos pontos negativos encontrados foram a respeito de situações com baixa iluminação. Embora a câmera seja muito boa e com ótimos recursos, ainda está limitada ao tamanho do sensor e situações extremas de baixa luz vão possuir problemas de ruído e diminuição de rapidez no foco automático. Se o seu alvo é fotografia em situações de penumbra, escolher um smartphone para isso não é uma decisão lógica.

google_pixel3

Infelizmente tecnologia custa caro. O Google Pixel vai ter sua versão mais simples comercializada por US$ 649,00. Nos Estados Unidos a pré-venda já começou no site da Verizon.

 

relacionados


Comentários