Meio Bit » Arquivo » Mobile » Campanha bem-intencionada mas idiota quer bloquear iPhones de motoristas

Campanha bem-intencionada mas idiota quer bloquear iPhones de motoristas

Falar ao celular enquanto dirige é uma idéia idiota perigosa e criminosa. Um grupo quer acabar com isso da pior forma, punindo… o celular. A idéia é bloquear recursos do aparelho se o dono estiver dirigindo, o que soa como boa idéia mas não é.

7 anos atrás

vlcsnap-error882

Um monte de acidentes acontecem por causa de idiotas dirigindo e usando o celular. Eu já presenciei um lindo, onde uma idiota tagarelando passou pelo meu táxi, em uma rua reta e se escacetou a 40 km/h na traseira de um ônibus parado. Só que a culpa disso não é dos celulares.

Culpar a tecnologia é uma saída fácil, é o corno que vende o sofá. É a resposta simples de um problema complexo, e todo problema complexo tem uma solução simples, prática e errada.

Infelizmente nem todo mundo percebe isso, e um grupo de parentes de vítimas de acidentes no Reino Unido resolveu que seus entes queridos não foram mortos por imbecis, e sim por… celulares. Por isso estão fazendo uma campanha para que a Apple implemente uma patente relacionada.

Como sempre ninguém vai atrás da Samsung, ASUS, LG, Sony… é sempre a Apple, que vende uma fração mínima dos smartphones existentes.

A tal patente usa GPS e outros métodos para identificar se o telefone está em um veículo, e bloqueia uma série de recursos que poderiam distrair o motorista.

Nossa que legal tem que fazer isso mesmo!

Não, não tem. É uma péssima idéia, é uma idéia retardada. Existem toneladas de motivos legítimos para usar um celular em um carro em movimento. Você pode estar sendo perseguido e chamando a polícia, pode precisar consultar o GPS, pode atender uma ligação da mulher avisando que entrou em trabalho de parto, pode usar a SIRI e fazer ligações Viva Voz…

Principalmente, como DEABOS o iPhone vai saber que você é o motorista? A proposta é bloquear todos os celulares, incluindo os dos passageiros? E em aviões? E o clássico atende aí pra mim quando a gente está dirigindo?

A proposta tem intenções louváveis, mas como sempre boas intenções pavimentam a estrada para o Inferno.

Fonte: Cult of Mac.

relacionados


Comentários