Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus Pen: de quem foi a idéia do comercial?

Olympus Pen: de quem foi a idéia do comercial?

15 anos atrás

Para quem acompanha nosso Forum de Fotografia Digital já deve ter visto o maravilhoso comercial que foi produzido pela Olympus para comemorar os 50 anos da série de câmeras Olympus Pen e festejar também o lançamento da EP-1, anunciada pela empresa como sendo a versão digital das famosas câmeras que conseguiam fazer fotos utilizando apenas metade do fotograma normal. O vídeo, feito em Stop Motion, conta a história das câmeras através da história de vida de um indivíduo e suas fotografias. Todo mundo babou pela animação e achou tudo genial. Mas, a pequena produção vem causando um pouco de polêmica no Japão.

O fato é que o artista plástico Takeuchi Taijin realizou uma produção muito parecida (idêntica na idéia) e postou o resultado no Youtube três meses antes do lançamento do comercial da Olympus. Com o sucesso imediato do comercial, algumas pessoas começaram a indicar que a idéia tinha sido roubada do trabalho de Takeuchi Taijin. Ao conferir os dois vídeos não há como não concordar com as alegações. Como a polêmica se propagou por todo o mundo, a Olympus acaba de fazer um pronunciamento oficial reconhecendo que Takeuchi é o autor da idéia original.

Segundo as próprias palavras da empresa, o nome do artista não foi mencionado porque eles não queriam fazer isso sem o seu prévio consentimento, mas depois de toda a repercussão do caso, foi decidido que o nome de Takeuchi seria colocado nos créditos do filme. O que importa é que pegou mal essa chupação de idéias sem os devidos créditos, mas parece que agora tudo está resolvido. Vejam abaixo o comercial da Olympus e o original produzido por Takeuchi.

Fonte: 1001 Noisy Cameras

relacionados


Comentários