Meio Bit » Arquivo » Cultura » Documentário Paralelos conta a história dos games no Brasil

Documentário Paralelos conta a história dos games no Brasil

Conheça um documentário que conta um pouco da história dos games no Brasil, indo desde os primeiros fliperamas que chegaram por aqui até a popularização dos eSports.

7 anos atrás

paralelos

Quando se trata de games, o Brasil sempre pareceu viver num universo paralelo, um onde a SEGA conseguiu derrotar a Nintendo e se para nós é difícil entender como o mercado nacional se desenvolveu, fico imaginando para pessoas de outros países.

Então, Hugo Haddad e Pedro Falcão decidiram contar um pouco dessa história e para isso eles criaram o documentário Paralelos, que em três episódios aborda desde as adaptações feitas por empresas como a Tectoy, até a pirataria e gambiarras que ajudaram a fazer com que os jogos eletrônicos se popularizassem por aqui.

Contando com a participação de jornalistas renomados como Pablo Miyazawa e Flávia Gasi, além de figuras importantíssimas para o cenário nacional, como presidente da Tectoy Stefano Arnold e o engenheiro da Gradiente Marcos Santos, o documentário é uma ótima oportunidade para as novas gerações saberem como as coisas funcionavam nas décadas de 70 e 80, mas também uma ótima maneira dos mais velhos fazerem uma viagem no tempo.

No primeiro episódio conheceremos um pouco sobre os fliperamas improvisados, já no segundo o tema será os jogos produzidos por aqui, assim como a oportunidade gerada pela ausência das fabricantes oficiais, o que deu origem por exemplo ao Phantom System. Por fim, eles abordam a onda das modificações para jogos como Winning Eleven e a popularização dos eSports, algo que ainda estamos vendo acontecer.

Como os três episódios estão disponíveis apenas na página da Red Bull, você precisará ir até lá para assisti-los, mas devido a qualidade do material e ao forte apelo nostálgico que ele possui, acho que isso não será um problema.

Talvez o único defeito do Paralelos seja a sua curta duração, pois acredito que assim como eu, mais apaixonados por videogames adorariam passar horas e mais horas conhecendo ou revisitando essas fantásticas histórias.

relacionados


Comentários