Meio Bit » Arquivo » Ciência » Foguete chinês… — digo, UFO MISTERIOSO cai em Myanmar

Foguete chinês… — digo, UFO MISTERIOSO cai em Myanmar

Misterioso UFO caiu em Myanmar, sites especulam que pode ser de origem extra-terrestre, autoridades estão confusas. Isso, claro, é o que os sites caça-cliques estão mancheteando, mas aqui é o MeioBit, então você sabe que foi só um estágio de um foguete chinês. Mesmo assim, muito legal, clique e prestigie informação real, sem clickbait (só a foto)

7 anos atrás

x-files-ufo-crash

imagem meramente ilustrativ… — nah, é clickbait mesmo.

Existem dois tipos de lixo espacial. 3, se levar em conta a Millenium Falcon. Um é feito de satélites e estágios de foguetes em órbita, que eventualmente reentram na atmosfera e em raros casos caem na Terra sem se desintegrar totalmente.

O outro são estágios de foguetes descartados durante a ascensão. Aí são boosters de combustível sólido, carenagens, e no caso deste sujeito azarado aqui, motores inteiros:

This picture taken on December 2, 2013 shows a man pointing to debris from the rocket carrying China's first moon rover in a house in Suining, central China's Hunan province. The debris plummeted to earth in a village more than a thousand kilometres from the launch site, crashing into two homes, a report said on December 3, 2013. CHINA OUT AFP PHOTO (Photo credit should read STR/AFP/Getty Images)

Até hoje ninguém foi morto por lixo espacial, mas é pura questão de tempo, a estatística não vai proteger a gente para sempre. Principalmente em países que não estão preocupados com isso.

EUA, Europa e Japão constroem seus complexos de lançamento próximos ao mar, para que os foguetes quando decolem seus estágios caiam no oceano. O Brasil por sua vez é tão consciente dos riscos de lixo espacial que nossos foguetes explodem em solo, sem colocar em risco a população civil.

Rússia, por falta de uma região costeira ideal, optou pelo Cazaquistão, afinal no máximo os foguetes matariam algum urso, caindo no meio das florestas. China preferiu áreas remotas no deserto, por medo de espiões mas, com o crescimento das cidades, áreas civis estão entrando no alvo dos destroços em queda.

Agora foi a vez de Myanmar, também conhecido como Birmânia, Burma ou seja lá qual for o nome da semana. Situado ao sul da China, Myanmar levava sua vidinha tranquila quando um rastro de luz no céu foi seguido de uma explosão, quando um objeto atingiu o chão e rolou por mais de 30 metros, no meio de uma mina de jade.

jade

Não esta. Infelizmente.

A mídia, COMO SEMPRE anunciou como objeto misterioso, não-identificado, alguns chamaram de UFO diretamente e os sites de ufeiros, claro, dizem que é alienígena. Outros sites disseram que é “provavelmente” um motor de avião, claro, caem o tempo todo e os pilotos costumam nem dar falta.

As imagens são bem nítidas:

big_bj4774ga cxaeryjusaadsht cxanc8qxcaadcuz cxba2a3ukaexhew cxbcplduaaaxofm junk_myanmar-980x420

Poucos sites falam que o escritório da mina foi atingido por um outro destroço, com inscrições em chinês. Tá certo, se explicarem de cara que é um foguete perdem o clickbait. Também não contam que no mesmo dia a China lançou um foguete Longa Marcha 11.

Ele decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto da Mongólia a 1.500 km de distância da fronteira com Myanmar. O Longa Marcha 11 não é um foguete grande: tem 20,8 metros de comprimento, 50 e poucas toneladas e usa quatro estágios de combustível sólido.

É um equipamento simples e confiável para colocar pequenas cargas em órbita, com menos de 500 kg. O que caiu na mina de jade foi o segundo estágio, embora um tanto amassado ainda dá pra reconhecer.

longa_marcha-11

A parte triste é que a China vai matar milhares e nada vai acontecer, mas no dia em que um pedaço de um Falcon 9 assustar o chihuahua de alguém a Grande Mídia vai “descobrir” o problema do lixo espacial, e (como sempre) questionar toda a indústria e tecnologia envolvidas.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários