Meio Bit » Arquivo » Games » Hora do Código 2016 — Moana vai ensinar seus filhos a programar

Hora do Código 2016 — Moana vai ensinar seus filhos a programar

Code.org e Disney fecham nova parceria para a Hora do Código 2016: tutorial para as crianças é estrelado por Moana, protagonista do próximo filme do estúdio.

7 anos atrás

moana-hour-of-code

Avisem-me se eu estiver me repetindo, mas vamos lá: programar é preciso, e desde cedo. Quanto antes as crianças tiverem contato com a disciplina mais cedo desenvolverão o raciocínio lógico, aprenderão rapidamente a encadear pensamentos e a gerir situações de crise com muito mais desenvoltura que muito burro velho que aprendeu a encodar tarde na vida.

Programação é uma matéria completa que ensina matemática, geografia e inglês da maneira mais prática possível: fazendo a criança meter a mão no código e se sujar mesmo, e tais ensinamentos ficam para a vida toda mesmo que não prossigam no mundo do TI. Craig Federighi, SVP de Engenharia de Software da Apple não só defende isso como afirma que o ensino de programação é tão importante quanto a alfabetização e concordo em gênero, número e grau.

Uma das instituições que prega o ensino de programação aos pequenos é a Code.org, que conta com apoio de pesos pesados como Bill Gates, Mark Zuckerberg, Gabe Newell, Jack Dorsey, Ruchi Sanghvi (a primeira engenheira mulher do Facebook) e um tal de Barack Obama; ela possui em seu site inúmeros tutoriais de diversos níveis, dos mais simples aos intermediários e complexos para prover o ensino básico de lógica de programação para quem está começando, não necessariamente apenas crianças mas focado nelas.

Todos os anos a fundação organiza a Hora do Código, um evento global voltado para estudantes de todos os cantos do planeta. A meta é estimular crianças e jovens (e adultos leigos) a se interessarem por programação, convidando-os a dedicar uma horinha de seu tempo para fazer os tutoriais que a Code.org disponibiliza.

Em 2016 o evento será realizado entre os dias 05 e 11 de dezembro; um dos focos é inclusive atrair mais meninas para o setor de TI, ainda dominado por homens:

Code.org — Hour of Code - WORLDWIDE

A Disney também entende que é preciso atrair mais crianças, principalmente as garotas e todos os anos lança tutoriais que embora não sejam voltados apenas para elas, são sempre protagonizados pelas mulheres de seus lançamentos mais recentes. Em 2014 Anna e Elza, de Frozen: Uma Aventura Congelante eram os destaques; no ano passado foi a vez de Leia e Rey, aproveitando o lançamento de Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força; agora não é diferente, e quem faz as vezes de professorinha em 2016 é a princesa polinésia Moana, protagonista da nova animação original da Walt Disney Pictures.

moana-hour-of-code-001

O tutorial disponibilizado neste ano segue o mesmo modelo das versões anteriores: um programa completo baseado em Scratch (quem brincou com o App Inventor conhece) ensinará as crianças a mover o barco de Moana e Maui e também a realizar ações simples, introduzindo conceitos como IF, ELSE, loops e por aí vai.

E mais: o programa está totalmente em português, basta selecionar a língua no menu.

Ronaldo Gogoni — Moana: Wayfinding With Code

Vale lembrar que o site do Code.org é repleto de tutoriais em nossa língua, inclusive contando com um ensinando a programar o famigerado Flappy Bird e vários outros utilizando Minecraft, o game favorito da garotada que por si só é uma excelente plataforma para ensinar programação. Se você possui filhos em idade escolar ou mesmo se tem curiosidade, dedicar uma horinha para aprender que programar não só é fácil como é extremamente importante vai fazer um bem danado.

E lembrando, Moana: Um Mar de Aventuras estreia nos cinemas dia 05 de janeiro.

Fonte: Code.org.

relacionados


Comentários