Meio Bit » Mobile » Windows 10 para ARM será plenamente capaz de rodar programas x86

Windows 10 para ARM será plenamente capaz de rodar programas x86

Microsoft confirma versão do Windows 10 completa para processadores ARM, e anuncia que sistema emulará perfeitamente apps x86 (aka Win32).

7 anos atrás

windows

A primeira experiência da Microsoft ao adaptar o Windows para dispositivos ARM não foi boa. Os gadgets Windows RT eram limitados enquanto desktops, e totalmente sem graça enquanto tablets (ainda mais com o Surface no mercado). Como resultado a totalidade dos fabricantes abandonou a plataforma, preferindo trabalhar com a versão full em dispositivos portáteis.

Por fim Redmond matou o sistema após ficar sozinha com ele nas mãos (o Lumia 2520 foi o último dispositivo RT comercializado). Ainda assim a empresa não estava disposta a desistir de oferecer uma experiência completa do Windows 10 para dispositivos ARM. O problema, obviamente era a grande família de aplicativos x86/Win32, os clássicos programas de desktop.

Não dá para pedir que todos migrem para os aplicativos universais do Windows, já que muitas vezes as opção não são boas. O Skype, para ilustrar um exemplo básico é excelente na versão x86, mas uma tragédia na versão UWP. E quando partimos para softwares especializados (AutoCAD, Photoshop, Blender, 3D Max) é fato que ninguém vai querer trocar o certo pelo duvidoso. O que fazer então?

Hoje, durante o evento anual de hardware WinHEC em Shenzhen, China a Microsoft e a Qualcomm revelaram que enfim resolveram esse problema da maneira mais ridícula possível: com um emulador.

https://www.youtube.com/watch?v=A_GlGglbu1U

Windows — Windows 10 Running on a Qualcomm Snapdragon Processor

A partir de 2017 a Qualcomm estará presente em computadores ultrafinos (já que segundo a empresa o ARM dispensa coolers e baterias de longa duração) que rodarão o Windows 10 em toda a sua glória, com performance semelhante a qualquer desktop com processadores Intel ou AMD. Aplicativos UWP rodarão nativamente, já os Win32 serão emulados. No entanto, a primeira demonstração da Microsoft mostra que mesmo programas como o Photoshop rodam normalmente, sem perdas ou limitações.

Isso abre possibilidades muito interessantes: com o Continuum, qualquer dispositivo Windows 10 (o VP de Software da Microsoft e líder de Windows, Xbox e HoloLens Terry Myerson diz que a empresa considera telas de todos os tamanhos e formatos, inclusive aparelhos sem telas e VR) poderá ser utilizado como um desktop plenamente funcional; ele será capaz de rodar aplicativos Win32 e ser utilizado tanto para trabalho pesado quanto para games, desde que as demais especificações permitam. Imagine rodar o Photoshop ou o Steam em seu smartphone, bastando ter para isso apenas monitor, um dock, teclado e mouse.

Embora um dispositivo Windows 10 Mobile como o HP Elite x3 ser muito interessante, a limitação do Windows 10 Mobile ao não rodar aplicativos x86 o tornaria menos interessante do que o dito Surface Phone, que supostamente rodaria o Windows 10 full e contaria com os apps Win32.

A Microsoft informou no entanto que aplicativos x64 não serão emulados, o que nem chega a ser um problema: a grande maioria dos softwares para desktop possui ambas versões ou somente a Win32, é muito difícil encontrar um que seja apenas para 64 bits (embora eles existam).

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários