Meio Bit » Games » Mas já? Square Enix desligará servidores de Justice Monsters Five em março

Mas já? Square Enix desligará servidores de Justice Monsters Five em março

Essa foi rápida: Justice Monsters Five, companion game de Final Fantasy XV para iOS e Android terá seus servidores desligados em março.

7 anos atrás

justice-monsters-five

Outro dia, outro game online bites the dust pouco tempo após seu lançamento. A bola (de pinball) da vez é Justice Monsters Five, um minigame contido dentro de Final Fantasy XV mas que também foi distribuído como um companion app para iOS e Android. E é essa versão que deixará de existir em breve.

Anunciado como parte do projeto multimídia em torno do novo JRPG da Square Enix, Justice Monsters Five é mais um título a fazer parte da história de Final Fantasy como um dos minigames contidos dentro do jogo. Desde o primeiro game lançado em 1987, diversos títulos da numeração oficial e spin-offs possuíam atrações internas que serviam para distrair o jogador durante sua longa jornada, sendo os jogos de cartas Triple Triad (FFVIII) e Tetra Master (FFIX) os mais populares e lembrados até hoje.

No entanto a proposta para Justice Monsters Five era diferente. Ele é um jogo de pinball que pode ser acessado em diversos bares e restaurantes espalhados pelo mapa de FFXV, ao mesmo tempo em que foi distribuído a partir de agosto em dispositivos móveis. A Square Enix ofereceu bônus em moedas virtuais para aqueles que se inscreveram previamente, como forma de atrair os fãs a continuarem jogando longe dos consoles.

Final Fantasy XV – Justice Monsters Five - Announcement Trailer

Ou assim se pensava. Aparentemente o game mobile não atendeu às expectativas e por conta de uma série de inconvenientes, como carregamento excessivo entre as fases (entre 30 segundos ou mais) a Square Enix decidiu por descontinua-lo, desligando os servidores dedicados à versão mobile no dia 27 de março de 2017. A companhia deixará de vender os orbes dourados a partir de 27/02 e ainda irá aqueles adquiridos pelos jogadores que não forem utilizados no game.

Fica a lição para a Square Enix: da próxima vez ela que tenha maior cuidado ao transferir um minigame de dentro de um jogo para o mercado mobile, porque é preciso garantir a qualidade do software a fim de não irritar os jogadores. Já Justice Monsters Five continuará vivo... dentro de Final Fantasy XV.

Fonte: Square Enix (em japonês).

relacionados


Comentários