Meio Bit » Internet » Monetize sua transmissão ao vivo no YouTube com o Super Chat

Monetize sua transmissão ao vivo no YouTube com o Super Chat

Vamos monetizar: o YouTube anuncia o Super Chat, ferramenta que oferece comentários pagos a espectadores de transmissões ao vivo que ficarão visíveis por mais tempo.

7 anos atrás

Mal o Facebook anunciou seus planos para monetizar os vídeos de produtores de conteúdo em sua plataforma, pensando também em quem realiza transmissões ao vivo o YouTube também entrou na briga, ao anunciar uma nova ferramenta que permite quem faz streaming ganhar uma graninha: é o Super Chat, que insere comentários pagos que ficam em evidência por mais tempo que os normais.

Embora produtores de conteúdo possam monetizar livremente os seus vídeos, quando o assunto é transmissão ao vivo as coisas são um pouquinho diferentes. Se por um lado quem utiliza um desktop pode dar um ar mais profissional ao vídeo que ficará hospedado em seu canal depois, quem utiliza dispositivos móveis teria muito mais trabalho para atingir o mesmo objetivo.

O Facebook resolveu isso oferecendo a opção de utilizar o desktop para as transmissões, mas limitou o recurso apenas para páginas. A outra medida da rede social foi inserir ads em todos os conteúdo de vídeo, sejam originais ou streaming ao vivo (o Instagram Stories também entrou na dança) e que pode não ser muito bem recebido pelos espectadores, principalmente os usuários de AdBlock e similares.

A ideia do YouTube para permitir que o produtor de conteúdo faça uma graninha com suas transmissões é bem interessante, além de imediata e flexível a ponto de favorecer quem utiliza o recurso em seu smartphone ou tablet: o Super Chat oferece uma opção aos espectadores de comprar comentários destacados, de modo que eles ficarão fixos na tela por mais tempo. Quanto maior o valor mais tempo, que pode variar de dois minutos (mínimo de US$ 5) a cinco horas (pelo montante absurdo de US$ 500). A quantidade de caracteres na mensagem também varia, de 150 a 300 dependendo do pagamento.

Não está claro quanto o YouTube irá levar com essa brincadeira, mas seguramente a totalidade da grana não ficará com o produtor de conteúdo. Ao mesmo tempo há a preocupação com trolls em geral, que poderão pagar para fixar ataques e xingamentos na sala de chat. O YouTube informa, no entanto que as ferramentas de segurança e privacidade já existente se aplicam ao Super Chat normalmente, logo o criador poderá deletar mensagens e até mesmo banir engraçadinhos facilmente.

No momento o Super Chat está em fase beta, disponível no YouTube e YouTube Gaming apenas para criadores escolhidos a dedo e somente via web e Android, e em breve estará disponível no iOS. A partir do dia 31 de janeiro ele será liberado para produtores de de países e espectadores de 40 nacionalidades, tudo feito de maneira paulatina como é de praxe com todos os serviços do Google.

Fonte: YouTube Official Blog.

relacionados


Comentários