Meio Bit » Arquivo » Cultura » James Cameron fará documentário sobre história da ficção científica

James Cameron fará documentário sobre história da ficção científica

Através de uma parceria com a AMC, James Cameron lançará no ano que vem uma série documental onde abordará vários aspectos da história da ficção científica. Essa promete!

7 anos atrás

As vezes as pessoas parecem esquecer isso, mas muito antes de explorar planetas habitados por seres azuis, James Cameron já havia nos proporcionado viagens fantástica pelo universo da ficção científica. Filmes como O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, O Segredo do Abismo e Aliens, O Resgate ajudaram a o consolidar como um dos melhores diretores do gênero e em breve ele aproveitará seu conhecimento para falar sobre o assunto.

Isso acontecerá através do James Cameron's Story of Science Fiction, nome provisório para um documentário que ele está fazendo para a AMC e que está previsto para estrear em 2018. Dividida em seis episódios de uma hora de duração e onde em cada um será debatida uma “grande questão” com outras figuras importantes, a série abordará toda a história da ficção científica, prometendo ser um prato cheio para os fãs do gênero.

Quando eu era criança, basicamente lia qualquer livro com uma nave espacial na capa e vi o 2001: Uma Odisseia no Espaço muitas, muitas vezes. O filme me inspirou a ser um cineasta,” declarou Cameron. “Eu gostei dos efeitos especiais, mas realmente adorei as ideias e as questões por trás dele: como o mundo acabará? A tecnologia nos destruirá? O que significa ser um humano? Esses são assuntos que a ficção científica nunca teve medo de abordar.

Ainda segundo o cineasta, a série irá até a origem da ficção científica, desde Júlio Verne a H.G. Wells, escritores que incentivaram Ray Bradbury ou Robert A. Heinlein e que sem os quais não teríamos George Lucas, Steven Spielberg, Ridley Scott ou o próprio Cameron.

Por se tratar de uma pessoa extremamente obstinada e que se dedica plenamente a seus projetos, acho que não podemos esperar nada menos do que uma série espetacular e mesmo imaginando que um assunto tão complexo como esse dificilmente terá todos os seus detalhes apresentados em “apenas” seis horas, acho que esta será uma ótima oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre ficção científica.

O que desanima um pouco é saber que séries documentais não costumam receber muito espaço na mídia, mas tomara que o simples nome de James Cameron ajude a fazer com que essa seja exibida no Brasil.

Fonte: The Hollywood Reporter.

relacionados


Comentários