Meio Bit » Engenharia » A que ponto chegamos, alemães não sabem mais fazer tanques.

A que ponto chegamos, alemães não sabem mais fazer tanques.

Nada mais é sagrado nesse mundo. Agora os Alemães estão vacilando onde eram mais que confiáveis: tanques de guerra. Relatos da guerra contra o ISIS indicam que os tanques Leopard II usados pela Turquia estão sendo dizimados pelo inimigo.

7 anos atrás

vlcsnap-00009

Se havia uma coisa em que os alemães eram bons na Segunda Guerra eram os tanques. Os americanos só conseguiam derrotar os panzers quando atacavam em grande número, normalmente seus canhões não faziam nem cosquinha na blindagem germânica. 

No final da guerra a Alemanha tinha o Tiger II, invulnerável a tudo que os aliados atirassem contra ele, tinha 65 toneladas, o peso de um tanque moderno, mas era um brinquedo perto do Landkreuzer P. 1000 Ratte, um tanque de MIL toneladas, cancelado por consumir recursos demais e convenhamos, era uma grosseria.

dvc00143

Mesmo tendo perdido a guerra, negócios são negócios e a Alemanha continuou produzindo tanques, o Leopard e o Leopard II são modelos usados não só pela Wehrmacht (eles ainda usam esse nome?) como por países como Itália, Noruega, Grécia, Brasil e Turquia, e aí que aparece o problema.

Uma operação onde tentaram capturar do ISIS a cidade de al-Bab, que fica a 15 km da fronteira turca, fracassou e feio. Mesmo com ajuda da aviação russa. Os relatos são de que pelo menos 10 foram destruídos, e muitos outros danificados ou inutilizados durante a operação.

crq1d97waaa5vzw

Os ataques foram em sua maioria com mísseis TOW americanos e Kornet russos. A explicação é que os Leopards foram projetados para combater outros tanques, e não combate urbano em proximidade. Como sempre, fica difícil vencer quando o inimigo não colabora.

A blindagem lateral dos tanques alemães é fraca, o que o torna vulnerável. A maior parte está concentrada na frente e na traseira, um aprimoramento do modelo francês onde toda a blindagem fica na parte de trás do tanque.


Hiwa Marko — Turkish tank destroyed by Kurdish led-force SDF Jarablus-Syria 27.08. 2016

Aqui um tanque turco indo pra vala.

Isso não é uma boa notícia para as exportações, pois da mesma forma que a guerra na Síria está se saindo uma ótima vitrine para armamento russo, funciona como propaganda negativa quando o armamento não funciona, mas quer saber? Bem-feito. Se a Alemanha está desleixada a ponto de não saber mais fazer tanques, azar o dela.

PS: o Leopard em questão é o Leopard II, projetado nos anos 70 e aprimorado desde então. O Leopard que o Brasil tem o o Leopard I, tanque cujo projeto começou em 1956.

Fonte: Star & Stripes.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários