Meio Bit » Arquivo » Games » Porque Mega Man e não Rockman?

Porque Mega Man e não Rockman?

15 anos atrás

Se tem uma coisa que me irrita no mundo dos games é a mudança de nomes quando um jogo criado no Japão é localizado para os Estados Unidos. Embora essa prática não seja tão comum atualmente, houve uma época em que boa parte dos jogos perdiam totalmente sua identidade e séries de extremo sucesso como a Final Fantasy, que teve a numeração alterada ou mesmo o título bastante modificado, caso do Dragon Quest/Dragon Warrior.

Normalmente essas alterações eram feitas por questões mercadológicas, porém, há casos em que um individuo simplesmente não gostava do título original e resolvia meter o bedelho. Um exemplo? O bombardeiro azul, Mega Man. O blog Mega Man Network achou uma entrevista publicada em 1993 onde Joseph Morici, então vice-presidente da Capcom, onde ele afirma que “o título era horrível” e que sugeriu Mega Man e todos gostaram.

O curioso é que eu sempre achei que o motivo da mudança seria para evitar confusões com um amplificador de guitarras de mesmo nome, mas se o próprio blog da Capcom mencionou a descoberta, quem sou eu para duvidar.

Sonoramente acho o nome ocidental mais bacana, mas num contexto geral o nome oriental parece fazer mais sentido, já que outros personagens possuem nomes alusivos a estilos musicais (Blues, Bass, Reggae, Tango, etc) e caso não saiba (eu não sabia), aproveito para parafrasear o mestre Fabão e informar que “Rockman se escreve junto, Mega Man, separado.”

dori_meg_03.08.09

[via Joystiq]

relacionados


Comentários