Meio Bit » Miscelâneas » Sites de projetos faça você mesmo

Sites de projetos faça você mesmo

12 anos atrás

Podemos comprar um PC completo e funcional out of box da Dell, HP, Apple, Toshiba, [insira uma marca aqui], mas é fato que a graça da coisa, para quem entende dela, é montar seu próprio PC. Escolher peça a peça, um gabinete decente, estudar um sistema de arrefecimento eficiente, e finalmente, colocar a mão na massa.

E isso é o básico. Há quem vá além, e monta não só o PC, mas praticamente tudo que se refere a entretenimento digital, de media center integrado à mobília da casa, suporte para notebooks, mesa ergonômica para o computador, carregadores de bateria. Sem falar nas modificações, alterações drásticas em projetos concebidos com propostas limitadas. Ou, ainda, reaproveitamento de sobras e/ou material que, de outra forma, teria o lixo como destino. Tudo isso muito além da informática; há tutoriais e manuais para praticamente qualquer coisa, de jardinagem a ferramentas de produção, passando por eletrônicos, decoração, arquitetura e soluções para vários cômodos de uma casa – e fora dela também.

diy

(O projeto acima é de um servidor doméstico embutido no armário da sala. Quero um igual 🙁 ).

Essa escolha por construir/modificar coisas você mesmo tem uma sigla em inglês, DIY, abreviação de “do it yourself”, ou, em bom português, “faça você mesmo”. A Internet beneficia muito tais práticas, graças à disseminação de conteúdo sobre o tema, via blogs que o tratam seja exclusivamente, seja esporadicamente. Dá para citar vários: Lifehacker, DIY Network, DIY Life, Instructables, DoItYourself.com

diy-brasil Sentiu falta de algo na lista de blogs acima? Pois é, todos em inglês. Felizmente, isso mudou, graças ao DIY Brasil, um portal idealizado por André Sarmento Barbosa, que apesar de pouco tempo no ar, promete chamar a atenção.

Segundo nos explicou o André, o DIY Brasil não se restringe a ser um blog com projetos DIY. É, antes de tudo, uma comunidade, que conta com fórum de discussões, área de downloads, e links para projetos externos, publicados em outros blogs e sites. A meta do DIY Brasil é cobrir essa lacuna até então existente no país, ou seja, um site específico sobre o tema. Afinal, temos muitos que, a exemplo do Lifehacker, abordam DIY esporadicamente, mas, até onde se sabe (até onde eu sei, na realidade), nenhum específico sobre o assunto.

O DIY Brasil, além de uma boa fonte de informações e ideias, se propõe a dar amparo a hobbistas que estejam construindo/modificando algo. O fórum está aberto também para pedidos de ajuda com projetos, e a publicação de bons trabalhos no blog do portal é garantida.

Como diria F*cker, mexa esse traseiro gordo e vá finalizar seu projeto DIY 🙂 . E não se esqueça de submetê-lo ao DIY Brasil depois – caso ele seja funcional e viável, claro.

relacionados


Comentários