Meio Bit » Filmes e séries » Pixar e Khan Academy lançam curso de animação e roteiro em português, de graça!

Pixar e Khan Academy lançam curso de animação e roteiro em português, de graça!

Khan Academy finalmente lança versão em português do curso de animação da Pixar, com a adição de um novo módulo voltado para técnicas de roteiro.

7 anos atrás

Salman Khan é sem dúvida um dos que mais fez pela educação mundial nos últimos anos. Seu projeto informal criado como um reforço nos estudos para sua prima, hoje a Khan Academy é um gigantesco repositório de aulas em texto e vídeo, exercícios de resolução, provas, cursos completos e emite até certificados de qualificação, reconhecidos por inúmeras instituições.

Cursos de animação também são muito procurados, e um que foi introduzido e celebrado por muitos em 2015 é o Pixar in a Box, criado em parceria com o renomado estúdio da Disney que nos deu tantas obras memoráveis. O único defeito é ele não contar com uma versão em português.

Bem, não contava.

Quase dois anos depois de sua introdução , o Pixar in a Box foi enfim adaptado para a nossa língua e permitirá que ainda mais pessoas, de jovens a adultos possam aprender com os profissionais responsáveis por joias como Toy Story, Monstros S.A., Os IncríveisUp: Altas Aventuras, Wall-E, Divertida Mente, CarrosValente e muitos outros. Os módulos abrangem desde técnicas simples de animação a programação, escultura, modelagem e também princípios de matemática e física, obrigatórios para qualquer um que deseje aprender a criar em 3D.

Embora a princípio você pense que tal curso seja indicado para pessoas mais velhas, a intenção da Pixar e da Khan Academy é formar novos animadores e roteiristas para a próxima geração, e quem sabe um destes possa vir a trabalhar com John Lasseter e companhia.

E por que roteiro? Simples, a Pixar introduziu nesta semana um novo módulo chamado A Arte de Contar Histórias, que embora ainda não esteja completamente localizado é totalmente voltado para roteiristas, ensinando métodos e dando dicas de como construir uma narrativa atraente e claro, divertida. Afinal de nada vale sua animação encher os olhos se o roteiro for meia-boca (cofcofFinalFantasyTheSpiritsWithincofcof), o espectador vai dormir na sala de cinema ou no sofá.

O módulo busca ensinar os passos para criar personagens e ambientes e a desenvolver uma história que reflita seus pontos de vista e seja ao mesmo tempo atraente e cativante, bem ao estilo Disney. Em suma, o Pixar in a Box é uma plataforma que muitos animadores hoje adorariam que estivesse disponível a uma década atrás; um bom exemplo é a mineira Natália Freitas, que trabalhou em Moana: Um Mar de Aventuras.

Agora imagine o que um jovem pode fazer com esse curso e o RenderMan, o principal motor de renderização da Pixar que hoje pode ser utilizado gratuitamente, através de uma licença não-comercial.

Khan Academy em Português – Comece aqui! | Pixar in a Box | Khan Academy

Aos interessados, você pode acessar o curso pelo link abaixo diretamente no seu navegador ou através dos apps para iOS, Android e Windows 10.

Fonte: Khan Academy.

relacionados


Comentários