Meio Bit » Arquivo » Ciência » Engenheiros inventam escudo à prova de balas dobrável

Engenheiros inventam escudo à prova de balas dobrável

Escudos balísticos costumam ser caros pesados e desajeitados, mas um grupo de engenheiros está propondo uma alternativa: um escudo com metade do peso, de kevlar, dobrável como um origami. Quem viu achou excelente a idéia.

7 anos atrás

c05_20

Uma das muitas coisas que Hollywood entende errado sobre armas de fogo é achar que carros oferecem alguma proteção. Quase todo filme tem aquela ficção de tratar portas de carro como barreiras impenetráveis a qualquer coisa de calibre menor que os canhões do Yamato. Claro, há honrosas exceções, como o magnificamente realista tiroteio em Heat, de 1995.

Por isso a princípio a idéia de um escudo balístico dobrável, que a polícia leva no porta-malas, soa meio idiota. Senhor ladrão, por favor aguarde alguns minutos, preciso montar meu escudo, aí a gente duela, ok? mas, pensando bem, a idéia é boa.

A idéia dos professores de engenharia da Brigham Young University não é criar um bat-escudo portátil, mas uma barreira para ser usada em situações de cerco, oferecendo mais proteção do que a lataria dos carros. Com 12 camadas de kevlar, o escudo resiste a tiros de Magnum 44, Magnum 357 e 9 mm, pesando apenas 24 kg, graças a uma estrutura de alumínio.


Brigham Young University Bullet-proof origami: folding Kevlar shield designed by BYU mechanical engineers

O escudo é baseado em origamis, e protege 3 pessoas. Escudos equivalentes pesam o dobro e só protegem um sujeito de cada vez. Agentes que conheceram o protótipo adoraram, esperemos que vire um produto comercial logo.

Fonte: The Verge.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários