Meio Bit » Arquivo » Ciência » Finja surpresa: sabe a Notícia da NASA… Não eram ETs

Finja surpresa: sabe a Notícia da NASA… Não eram ETs

Como vazou ontem para toda a comunidade, agregados e a gentalha (sim, chegou até a mim) a notícia que a NASA soltou hoje foi sobre a descoberta de 7 exoplanetas rochosos em uma estrela a 40 anos-luz da Terra. Na prática desses 7 três já sabíamos da existência. É legal? É. É inédito? Em termos, mas curiosamente ninguém está falando das reais implicações disso.

7 anos atrás

hype

Menos, caras, MENOS.

Todo o Hype que a mídia criou em cima da coletiva da NASA não acabou com a divulgação dos fatos, neste momento os portais estão com o Raio Especulador no 11, distorcendo tudo que os cientistas apresentam. A BBC por exemplo já decretou praticamente que há vida em TRAPPIST-1. Outros sites, como a imagem acima demonstra, então nem se fala.

Vamos então, aos fatos.

A notícia

Em maio de 2016 foi divulgado que o programa TRAPPIST, que usa aquele conjunto de telescópios europeus no Chile identificou 3 possíveis planetas pequenos em volta de uma estrela a 40 anos-luz da Terra. O sistema foi batizado de TRAPPIST-1. Agora astrônomos usando o telescópio espacial Spitzer refinaram as observações e descobriram mais quatro planetas.

É um sistema solar compacto, a estrela é pequena e fria feito coração de ex, com 0,08 massas solares. O planeta mais próximo, TRAPPIST-1b tem um período orbital de pouco mais de 1 dia terrestre. O mais distante, TRAPPIST-1h tem período de uns 20 e poucos dias.

planeta1

Qual a curiosidade?

Desses planetas três estão dentro da Zona dos Cachinhos Dourados, como chamamos a zona habitável. É um termo cheio de significado mas que na prática significa apenas que a temperatura na região permite a existência de água líquida. Por causa disso dizer que pode conter vida é o mesmo que eu achar um vale do McDonald's e dizer que por causa disso a Luciana Vendramini pode aceitar meu convite para jantar.

Qual a vantagem?

Exoplanetas mais próximos são mais fáceis de estudar, podemos colher dados sobre suas atmosferas, coisa que o Hubble vem fazendo com o sistema TRAPPIST desde 2016. Normalmente só conseguimos esse nível de detalhe com gigantes gasosos.

planeta2

Qual o real significado:

Cientistas, incluindo minha terapeuta defendem a tese de que no Universo coisas pequenas são muito mais comuns do que coisas grandes, mas em astronomia temos um viés de confirmação invertido, já que coisas grandes são mais fáceis de se enxergar do que coisas pequenas. A lógica diz que planetas pequenos e rochosos são muito mais comuns, mas nossas observações não apóiam isso.

O consenso é que não enxergamos planetas pequenos por isso ser difícil, só que ciência não se baseia em bom-senso e fé. É preciso observação, experimentação. Ao encontrar 4 planetas pequenos de uma vez, demonstramos que estamos ficando melhores nisso, e que a futura colonização da galáxia é viável.

Gigantes gasosos são ótimos como decoração, mas morar neles é incômodo demais. Nada supera um planeta com chão firme e acharmos assim fácil outro sistema solar com mais planetas rochosos que o nosso é um ótimo sinal.

O que não é extraordinário…

Exoplanetas não são novidade, confirmados temos 3.560 em 2.671 sistemas estelares. Para dar uma idéia do que é isso, a Federação Unida dos Planetas em Star Trek tinha… 150 membros. Nossa humilde ciência já ultrapassou em muito os sonhos da ficção científica.

Exoplanetas rochosos também não são inéditos, se você for na lista de planetas e procurar por massas de 0,004 júpiters ou abaixo, vai achar uma penca. A graça é acharmos vários de uma vez só no mesmo sistema solar. Isso diminui nossa posição de especiais no Universo, mostra que somos comuns, corriqueiros, mas isso é ótimo.

Afinal, que bela bosta de Universo seria esse se o que houvesse de mais especial fosse a gente…

planeta4

Último Alerta:

Você vai notar que o post foi ilustrado com imagens do Kerbal. São tão válidas quanto TODAS as imagens que você está vendo nos portais e vai inevitavelmente ver no Fantástico. Sabe como se parece um exoplaneta para um cientista? Assim:

curvadeluz

Fonte: NASA.

Leia também:

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários