Meio Bit » Arquivo » Internet » Mozilla compra o Pocket, o app preferido dos devoradores de conteúdo

Mozilla compra o Pocket, o app preferido dos devoradores de conteúdo

Mozilla anuncia a aquisição do Pocket, serviço que salva links para leitura posterior em diversos aplicativos; empresa abrirá seu código e espera o envolvimento da comunidade.

7 anos atrás

O Pocket é um dos apps mais úteis para consumidores vorazes de conteúdo e blogueiros relapsos, como eu. Nascido como Read It Later, uma extensão para o Firefox no longínquo ano de 2007 ele se encarrega de salvar seus links de qualquer fonte. Com integração a diversos serviços (inclusive agregadores de feeds, como o Feedly e o Flipboard) armazenar textos, links e vídeos para consumo offline (quando possível) em qualquer dispositivo é moleza.

A Mozilla já andava de olho nele há tempos e nessa segunda fez o que muitos já davam como certo: adquiriu a startup.

A relação entre desenvolvedora Read It Later, Inc. e a Mozilla é antiga, como dito anteriormente o app nasceu no Firefox. No entanto a aproximação entre as partes veio aumentando nos últimos tempos e em 2015 o navegador passou a contar com um botão nativo do serviço, dispensando instalações adicionais. De qualquer forma é fato que a Mozilla está de olho na base instalada do Pocket, que conta com cerca de 10 milhões de usuários ativos e mais de 3 bilhões de links armazenados em toda a sua história.

Outro motivo que incentivou a Mozilla a adquirir o Pocket foi a compra do serviço rival Instapaper pelo Pinterest (ambas as negociações não tiveram valores revelados), com o app de busca de conteúdo visual estando de olho principalmente nos seus algoritmos de recomendação de leitura. O Pocket também possui um sólido algoritmo de recomendações, ao identificar quais links estão bombando em um determinado momento e quais possuem uma qualidade acima dos demais. Como a Mozilla não possui um navegador forte o bastante no cenário mobile, agregar o Pocket ao Firefox será muito útil para tentar conquistar seu lugar ao Sol.

Igualmente importante, a Mozilla adiantou que o código do Pocket será incluído ao projeto open source da companhia e espera que a comunidade se envolva com ele daqui por diante. Boas coisas podem vir no futuro graças a essa iniciativa.

A ideia é não mexer em nada: o Pocket continuará funcionando normalmente em todas as plataformas em que está presente (nada foi dito sobre APIs no entanto, acredito que também prosseguirá como está). Já a Mozilla... bem, considerando que ela andava meio mal das pernas nos últimos tempos é interessante ver que ela arrumou dinheiro para adquirir a Read It Later, Inc. Talvez o Pocket ajude a empresa daqui para a frente.

Fonte: Mozilla Blog.

relacionados


Comentários