Meio Bit » Cultura » Uptime: veja vídeos do YouTube com seus amigos onde quer que eles estejam

Uptime: veja vídeos do YouTube com seus amigos onde quer que eles estejam

Incubadora do Google apresenta o Uptime, app que permite aos usuários assistir vídeos do YouTube em grupo; serviço por enquanto só está disponível no iPhone.

7 anos atrás

Em 2016 o Google criou a Area 120, uma incubadora onde seus colaboradores podem criar seus próprios projetos. O nome tem a ver com como ela funciona, onde os jovens empreendedores podem dedicar 20% de seu tempo para dar forma a suas ideias. A divisão nasceu com o intuito óbvio de segurar novos talentos e financiar suas criações, ao invés de permitir que tais funcionários saiam para se tornarem criadores de produtos concorrentes, quando os mesmos podem ficar sob seu guarda-chuva.

Agora o Google apresenta um dos primeiros projetos nascidos dentro da Area 120: o Uptime, um app onde você pode assistir vídeos do YouTube com seus amigos independente de onde eles estejam.

O app é uma tentativa de tornar o YouTube um pouco mais social. Embora seja o principal canal de compartilhamento de conteúdo em vídeo da internet ele ainda é uma experiência majoritariamente pessoal, a única forma (simples) de assistir seus vídeos favoritos em grupo até então era in loco, e não é todo mundo que consegue reunir seus amigos com frequência para uma noite de vídeos, pizza e conversa fiada.

O Uptime chega para pelo menos resolver um desses dilemas. Por enquanto exclusivo para iPhone (o que é bem curioso, se pararmos para pensar), o app pede a confirmação do usuário para compartilhar no serviço o que você está assistindo. Dessa forma você saberá que outras pessoas estão vendo o mesmo vídeo que você, assim como você poderá compartilha-lo com seus amigos e claro, chama-los para interagir em grupo.

A interface possui grandes similaridades com o Periscope e o Facebook Live, permitindo comentários e reações animadas como stickers, emojis e outras firulas que flutuarão pela tela (o Google os chama de "sparkles", porque sim). É uma proposta diferente do YouTube Mobile Live, a ferramenta de streaming ao vivo via dispositivos móveis que por enquanto é restrita a canais com mais de 10 mil assinantes; aqui a ideia é pegar um vídeo que voc~e quer ver com os amigos e falar sobre ele, enquanto comenta outras aleatoriedades. É basicamente seu Mistery Science Theater 3000 pessoal.

Por enquanto o Uptime só funciona nos Estados Unidos e via convite, mas caso sua conta seja compatível é só instalar o app em seu iPhone e entrar com o código PIZZA. Não há previsão de quando ele chegará ao Android ou a outros países.

Leia mais sobre: , , , , , , , .

relacionados


Comentários