Meio Bit » Arquivo » Games » Valve perde mais um nome de peso, Chet Faliszek

Valve perde mais um nome de peso, Chet Faliszek

Após perder Marc Laidlaw e Erik Wolpaw, Chet Faliszek anunciou que deixará a Valve e com isso todos os roteiristas da série Half-Life deixaram a empresa.

7 anos atrás

Há algum tempo eu venho lamentando a maneira como a Valve vem tratando a criação de jogos. Sem que um novo título seja lançado desde julho de 2013*, quando disponibilizaram o Dota 2, a empresa parece muito mais interessada em deitar sobre os louros do Steam e das microtransações e isso deve explicar a debandada que tem acontecido por lá.

No ano passado tivemos a saída de Marc Laidlaw, profissional que assinou o roteiro tanto do Half-Life quanto do Half-Life 2, além de atuar como roteirista chefe dos episódios do segundo jogo. Nestas expansões ele contou com a ajuda de Erik Wolpaw e Chet Faliszek, mas se em fevereiro passado o primeiro anunciou que passaria a trabalhar na Double Fine, agora o outro informou que também não é mais funcionário da Valve.

Além de ter participado na criação do roteiro de praticamente todos os títulos da empresa desde que passou a trabalhar nela, incluindo aí as séries Portal e Left 4 Dead, Faliszek é conhecido como um dos maiores evangelizadores da realidade virtual, tendo atuando próximo a outros desenvolvedores que queriam lançar títulos para o HTC Vive e defendido ferrenhamente a maneira como a tecnologia poderia mudar a jogabilidade e a narrativa. Segundo ele, sua saída está ligada a vontade de mudar um pouco sua carreira e sem que tenha decidido o que fará a seguir.

Devido a decisão de Faliszek, agora podemos dizer que a série Half-Life perdeu toda a equipe responsável pelo seu enredo, mas ainda mais importante do que isso, o anúncio fez com que a Valve tenha perdido três dos seus funcionários mais importantes no período de menos de um ano e meio.

Por se tratar de uma empresa com mais de 300 funcionários, eu não chegaria a dizer que o estúdio está ruindo, mas é impossível não olhar para tantas saídas e para a falta de lançamentos e não pensar que a Valve está ficando cada vez mais distante da criação de games. Pode até ser que o trio tenha deixado alguns roteiros prontos para serem transformados em jogos, mas não estou disposto a criar expectativas.

O engraçado é pensar que de uma das desenvolvedoras mais elogiadas do planeta, hoje a Valve parece mais um supermercado.

* No ano passado eles lançaram o The Lab, um conjunto de demos para dispositivos de realidade virtual e que me recuso a classificar como um “novo jogo”.

Fonte: GamesIndustry.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários