Meio Bit » Arquivo » Ciência » Energia renovável com as Ilhas Solares (Solar Islands)

Energia renovável com as Ilhas Solares (Solar Islands)

O Solar Islands é um projeto interessante na qual enormes ilhas flutuantes, com 5 km de diâmetro e 20 m de altura podem ser instaladas no mar ou até mesmo no deserto, como mostra o protótipo sendo construído nos Emirados Árabes Unidos. E ainda podem ser usados como unidades desalinizadoras.

14 anos e meio atrás

O uso de combustíveis fósseis ainda está longe de deixar de ser o principal componente da matriz energética mundial. Novos poços de petróleo continuam sendo descobertos, mas com o consumo crescente, simplesmente não há o suficiente, até onde se sabe, para durar até o fim desse século.

O sol é uma forte de energia virtualmente infinita, abundante e suporta praticamente toda a vida na superfície. Petróleo nada mais é do energia solar armazenada através de seres vivos, sedimentos, calor e pressão.

Energia solar ainda tem desafios como ser mais eficiente na conversão dos raios solares em eletricidade, suprir consumo noturno e necessidade de ocupar grandes áreas para chegar no limite do economicamente viável.

island2

O Solar Islands é um projeto interessante na qual enormes ilhas flutuantes, com 5 km de diâmetro e 20 m de altura podem ser instaladas no mar ou até mesmo no deserto, como mostra o protótipo sendo construído nos Emirados Árabes Unidos. E ainda podem ser usados como unidades desalinizadoras. Um outro recurso muito escasso é água potável e no Oriente Médio, muita energia é gasta justamente obtendo ela a partir do mar.

Aproximadamente 95% da superfície da usina solar será coberta com painéis coletores que vaporizam a água e movimenta turbinas. Ela pode ser também usada para gerar hidrogênio e queimá-lo depois. O resultado da queima é energia e mais vapor.

O protótipo é apenas uma pequena fração da ilha solar verdadeira e servirá para testar conceitos, melhorar o projeto e encontra-se em fase de conclusão.

Photo_960

SI_Aerial_Dec2008

O projeto é comercialmente viável em locais com pelo menos 350 dias de luz solar, ou seja, essencialmente na região equatorial oceânica e em desertos. Isso obviamente limita o local de instalação. Mas acredito que o Oriente Médio tenha deserto e luz solar de sobra.

Por último, um vídeo explicando os conceitos com música de fundo de elevador.

Fonte: Solar Islands via Inovacao Tecnologica.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários