Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Sony encerra produção do PlayStation 3 no Japão

Sony encerra produção do PlayStation 3 no Japão

Após mais de uma década na ativa, a Sony informou que o PlayStation 3 deixou de ser produzido no Japão. Esse pode ser o indício de que o mesmo está perto de acontecer no ocidente.

7 anos atrás

playstation-3

10 anos e meio depois de ser lançado no Japão e tendo vendido quase 87 milhões de unidades em todo o planeta, o PlayStation 3 enfim começou a se despedir do arquipélago. A informação foi dada pela Sony no site oficial do console no país, onde agora podemos ver que o único modelo que vinha sendo vendido por lá, o com HD de 500 GB, foi descontinuado.

Tal notícia nem chega a ser uma grande surpresa, já que há alguns meses a fabricante havia dito que o fim da fabricação por lá estava perto de acontecer e embora ela não nos afete diretamente, é um forte indicativo de que o mesmo poderá acontecer em breve no resto do mundo.

O que ajuda a nos dar um pouco de esperança de que o PS3 ainda terá uma sobrevida por aqui foi uma declaração dada por Scott Rohde em 2014, quando o chefe de desenvolvimento de produtos da Sony Worldwide Studios America disse que as pessoas ainda continuavam comprando o console, mesmo com o PlayStation 4 já estando no mercado. É verdade que um bom tempo se passou desde então, mas acredito que pelo menos no Brasil ainda exista uma boa demanda pelo antigo videogame.

Porém, todos nós sabemos que cedo ou tarde um console terá o seu ciclo de vida interrompido e no caso do PS3, foi mais de uma década de erros e acertos. Quem acompanhou a geração passada provavelmente lembrará das dificuldades que os desenvolvedores tinham ao criar jogos para o console, assim como o apagão por qual passou a PSN em abril de 2011, num dos maiores fiascos da família PlayStation.

Ainda assim, a não-exigência de pagamento de mensalidade para jogarmos online, a criação da PlayStation Plus, que por muito tempo “deu” diversos ótimos jogos aos assinantes e principalmente, uma linha de exclusivos de peso fez com que aos poucos o PS3 fosse ganhando espaço, com o console chegando a vender mais do que o seu principalmente concorrente, o Xbox 360.

Agora, aqueles que não tiveram um PlayStation 3 estão perto de ter suas últimas chances de adquirir um console. Essa sugestão que pode parecer sem sentido atualmente, mas como existem muitos jogos excelentes para ele e que não estão disponíveis no seu sucessor, na minha opinião esta é uma compra que ainda vale muito a pena.

ありがとう、プレイステーション3!

Fonte: Gematsu.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários