Meio Bit » Arquivo » Games » Cross-platform: Microsoft e Nintendo topam, mas Sony não

Cross-platform: Microsoft e Nintendo topam, mas Sony não

Mesmo com a Microsoft e Nintendo anunciando que as partidas online no Minecraft e no Rocket League funcionarão entre suas plataformas, a Sony continua se negando a entrar para a festa (e jogadores de PS4 continuam lamentando).

7 anos atrás

Se me fosse concedido o desejo para mudar apenas uma coisa na indústria de games, seria permitir que os jogos aceitassem partidas online entre plataformas. Ao dizer isso, sei que muitos logo pensam que jogos em primeira (e até em terceira) pessoa não funcionariam, pela vantagem da dupla teclado e mouse, mas talvez essas pessoas esquecem que não são apenas esses tipos de jogos que contam com porções online.

Nos últimos meses nós até vimos algumas iniciativas no sentido de unir as plataformas, mas tem sido algo bastante modesto e sem que a Sony aderisse a esta unificação, ficou a sensação de que apenas parte do problema estava resolvido. Pois a situação deverá continuar assim.

O problema é que a fabricante japonesa continua resistindo às investidas da Microsoft para que alguns jogos possam ser jogados por quem estiver tanto no Xbox One quanto no PlayStation 4 e se você acompanhou a E3 este ano, viu um pouco disso. Primeiro foi a conferência da Gigante de Redmond, onde foi dito que o Minecraft passará a aceitar partidas online entre o Xbox One, Switch e PC, mas muitos repararam que o videogame da Sony não aparecia na lista.

De acordo com um porta-voz da Microsoft, eles ainda continuam conversando com a Sony para que isso aconteça e por mais que eles adorariam ter os jogadores PS4 participando do ecossistema que estão criando, por enquanto não possuem nada para revelar.

Logo depois foi a vez da Nintendo anunciar que o extremamente popular Rocket League está chegando ao seu console/portátil e novamente vimos a confirmação de que o título terá partidas entre quem estiver no Switch, no PC e no Xbox One, mas nada do PlayStation 4.

Ao ser questionado pelo site Eurogamer sobre o motivo para continuarem resistindo, o responsável pelo marketing e vendas da Sony, Jim Ryan, deu a seguinte resposta:

Certamente não temos uma profunda posição filosófica contra isso. Já fizemos no passado. Estamos sempre abertos a conversas com qualquer desenvolvedora ou editora que queira falar sobre isso. Infelizmente essa é uma questão comercial entre nós e outros acionistas e não entrarei em detalhes sobre este assunto em particular. E posso ver seus olhos girando.

Como alguém que por diversas vezes deixou de jogar algo online só porque possuía um jogo para determinada plataforma e um amigo em outra, só posso lamentar essa atitude estúpida por parte da Sony, me fazendo desejar até que eles percam dinheiro por causa dessa idiotice. O engraçado é pensar que até a Nintendo, uma empresa tão criticada por ser fechada, já cedeu. É, parece que as vezes liderar uma geração faz com que as empresas acabem fechem os olhos para seus consumidores.


Rocket League - Nintendo Switch Trailer - Nintendo E3 2017

relacionados


Comentários