Meio Bit » Mobile » Novo Backup and Sync do Google vai salvar qualquer arquivo do seu computador

Novo Backup and Sync do Google vai salvar qualquer arquivo do seu computador

Atualização do Google Drive vai permitir que usuários salvem qualquer arquivo de seus computadores na nuvem, até mesmo ele todo se quiserem (e tiverem espaço disponível).

7 anos atrás

winchester

Hoje o Google possui duas ferramentas de backup distintas, o Fotos e o Drive, este último voltado a manter disponíveis offline arquivos importantes e ao mesmo tempo oferecer uma cópia na nuvem. O problema é que ele só funciona com uma pasta específica de seu computador.

Só que essa limitação tem data para acabar: no dia 28 de junho o Google Drive será atualizado e permitirá que você salve qualquer arquivo de seu PC Windows ou Mac. Até ele inteiro, se tiver vontade e espaço disponível.

Hoje o Google oferece dois clientes desktop separados para o Drive e o Fotos, só que a nova ferramenta Backup ands Sync vai mudar isso. A princípio o novo app vai funcionar normalmente com as configurações já definidas pelo usuário assim que ele for atualizado, mas oferecerá novos recursos: a imagem compartilhada dá a ideia de que não apenas será possível manter os arquivos da pasta padrão na nuvem, como também sua galeria de fotos e arquivos em seu desktop e pasta de documentos.

Adicionalmente no entanto o usuário poderá apontar quais pastas poderão ser salvas, dando a possibilidade de se fazer um backup completo de seu computador no Google Drive. Claro que isso implica quanto espaço você tem disponível e qual sua velocidade de upload, mas é uma opção deveras interessante principalmente para quem é paranoico ao oferecer mais uma opção.

Embora o anúncio do novo Backup and Sync tenha sido feito no blog do G Suite, ferramenta corporativa do Google que oferece serviços de e-mail e armazenamento, a companhia alerta que a novidade é dedicada ao usuário final e que empresas deverão utilizar o Drive File System para backup. Por outro lado, colaboradores de companhias que tenham acesso ao Drive receberão o update normalmente.

A intenção do Google é claramente competir com grandes clientes de backup, ao mesmo tempo que visa incomodar a Apple com a recente atualização dos planos do iCloud: hoje 2 TB de espaço custam US$ 9,99 ao mês, embora a oferta gratuita ainda permaneça em 5 GB. Nã há informações sobre se o Google pretende alterar seus planos, embora esta seria uma novidade bem-vinda até para prover mais comodidade para armazenar grandes quantidade de arquivos com o Backup and Sync.

Fonte: G Suite Updates.

relacionados


Comentários