Meio Bit » Filmes e séries » Livro-jogo 2.0: a Netflix introduz aventuras interativas para as crianças

Livro-jogo 2.0: a Netflix introduz aventuras interativas para as crianças

Novos filmes interativos da Netflix com Gato de Botas e Buddy Thunderstruck permitem que as crianças escolham os rumos da história, numa ótima releitura dos livros-jogos de Steve Jackson.

7 anos atrás

adventure-books

Há muito tempo atrás, antes da popularização dos RPGs de mesa como Dungeons & Dragons e similares as crianças e jovens já podiam apreciar aventuras e contos onde decidiam os rumos de uma história: os livros-jogos, também chamados de Aventuras Solo popularizados por autores como Steve Jackson (não o do GURPS) e Ian Livingstone inspiraram vários escritores e leitores e viabilizaram todo um formato de narrativa, onde o leitor é o protagonista e escolhe (ainda que de forma um tanto limitada) a história que deseja apreciar.

Embora aqui a maioria do público conheça esse formato de mídia interativa mais por causa do Você Decide, os livros-jogos fizeram um sucesso razoável por aqui e continuam a ser publicados até hoje. Ainda assim há toda uma geração que nunca teve contato com essas aventuras de bolso, preferindo apreciar seus personagens favoritos na TV ou no cinema. E foi pensando nisso que a Netflix trouxe o formato para a sua plataforma, na forma de produções interativos para as crianças.

netflix

Graças a um acordo com a DreamWorks, a Netflix lançou o primeiro piloto desse projeto na forma do curta Gato de Botas: Preso num Conto Épico. O formato é exatamente o mesmo dos livros, em que o protagonista narra a história e num determinado momento pede ao espectador escolher uma entre duas opções para continuar a narrativa. As escolhas influirão diretamente no fluir da trama e de acordo com a Netflix, a história pode ter de 18 a 39 minutos e dois dependendo das escolhas feitas e encaminhar as crianças a um dos dois finais distintos.


Histórias interativas | Netflix

A aventura do Gato de Botas não é a única no formato: o curta Buddy Thunderstruck: a Pilha do Talvez baseada nos personagens em stop-motion da produtora de Frango Robô tem estreia prevista para o dia 14 de julho, enquanto Stretch Armstrong: The Breakout chega ao serviço só em 2018. De qualquer forma é uma opção a mais de entretenimento para as crianças e quem sabe, pode até mesmo leva-los a conhecer os livros de Steve Jackson e cia.

Fonte: Netflix.

relacionados


Comentários