Meio Bit » Arquivo » Games » SSD HyperX Savage 480 GB — testes no PS4

SSD HyperX Savage 480 GB — testes no PS4

Se você sempre quis saber como o PlayStation 4 se sai com um SSD de ponta, veja os testes que realizamos com um Savage 480 GB da HyperX.

7 anos atrás

ssd-savage-hyperx

Desde que peguei o PlayStation 4, uma das minhas maiores curiosidades era em relação a como o console se comportaria com um SSD. Como no videogame tudo funciona a partir do HD, inclusive com os jogos em disco tendo que ser instalados, um dispositivo como esse poderia fazer uma grande diferença e por isso fiquei feliz ao saber que poderia testar um SSD Savage da HyperX.

O modelo que recebi foi o de 480 GB, apenas um pouco menos do que os 500 GB que vem junto com o PS4, mas diferença esta que seria compensada pela velocidade que ganharia. Com um acabamento belíssimo, chega a dar uma dor no coração pensar em esconder um SSD como este no interior de um console, mas como o dever me chamava, cometi o sacrilégio e fiz a troca dos discos.

Antes é importante dizer que para esta comparação usei um HD Seagate Mobile (modelo ST2000LM007, com 2 TB e 5.400 rpm) e após a instalação do firmware e da preparação do console, tratei de colocar para baixar os jogos que serviram como teste, dando início então ao processo.

Primeiro quis ver como o videogame se sairia na inicialização e embora tenha ocorrido uma boa queda no tempo que o PS4 levava para ficar disponível (partindo de totalmente desligado, não em repouso), não posso dizer que com o HD a espera era algo que me incomodasse muito. A diferença foi de praticamente 7 segundos, nada que vá mudar profundamente a vida de alguém.

Partindo para os jogos, o primeiro título que testei foi o Horizon Zero Dawn e ali comecei a acreditar que o Savage realmente mostraria a que veio. Se no HD da Seagate o jogo levou quase 1 minuto e 24 segundos para carregar meu save, no SSD o tempo necessário foi de apenas pouco mais de 35 segundos. Com quase um minuto de diferença, não tinha como não ficar empolgado.

O próximo testado foi o Assassin’s Creed IV e aí o desempenho voltou para o patamar do boot. Como o jogo levava apenas 16 segundos para iniciar no disco antigo, vê-lo abrir em pouco mais de 11 segundos não chegou a ser um grande ganho.

Chegava a hora de testar o Bloodborne, jogo que se antes eu levava quase 30 segundos para começar a jogar, com o Savage a espera s passou a ser 10 segundos menor. Sem dúvida é uma diferença considerável, mas novamente, nada que justificasse a fama que esse tipo de dispositivo de armazenamento ganhou nos computadores.

Por fim, quis ver como ficaria o The Last of Us, título que ficou conhecido no PlayStation 3 pelo seu irritantemente longo carregamento e que não melhorou muito ao ser remasterizado para o console da oitava geração. O curioso aqui é que no HD o loading foi menor do que o visto no SSD e sinceramente eu não sei explicar o porque disso acontecer.

Para ilustrar melhor como o SSD Savage se saiu, montei um gráfico que mostra o tempo registrados nos testes. Só esclarecendo que fiz sempre duas tentativas em cada caso e o que verá abaixo foram os menores tempos registrados. Basta passar o mouse sobre a imagem para ver os segundos de cada teste.

Os testes serviram para comprovar algo que já havia lido anteriormente, que apesar de um SSD dar um considerável ganho de desempenho aos consoles, o alto valor cobrado por essas unidades não justificam o investimento para este tipo de aparelho. Na minha opinião, ainda é melhor ter um HD com muito mais espaço de armazenamento — ainda mais com os jogos ficando cada vez maiores — do que ganhar alguns segundos no carregamento.

Por outro lado, ao colocar o Savage da HyperX no PC eu pude ver do que este SSD é realmente capaz. Mesmo em num computador fraquinho que uso diariamente, o salto de desempenho foi absurdo, fazendo com que eu tivesse a impressão de estar utilizando uma máquina muito mais poderosa do que ela realmente é, com quase todos os programas abrindo quase que instantaneamente. Detalhe: e isso mesmo conectado em SATA II.

Abaixo deixarei duas imagens comparando testes que fiz no computador com o programa ATTO Disk Benchmark. À esquerda temos o resultado do SSD Savage, enquanto que na direita temos o de um HD Samsung.

ssd-atto hd-atto

Ou seja, enquanto o alto investimento em um SSD como o Savage 480 GB da HyperX pode não dar no PlayStation 4 o resultado que gostaríamos, no PC o dispositivo entrega um desempenho tão sensacional e oferecendo tanto espaço, que torna-se difícil pensar em viver sem um instalado na máquina.

Também vale dizer que o Savage vem com o Acronis True Image, programa que poderá ser utilizado para fazermos cópias de maneira mais rápida e segura dos arquivos que temos nos nossos HDs antigos para ele. Pode ser que nem todos o utilizem, mas não deixa de ser um extra bem interessante e dependendo do caso, muito útil.

SSD HyperX Savage - Alto desempenho, grandes capacidades

PS: o produto nos foi gentilmente cedido pela fabricante para que pudéssemos fazer a análise.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários