Meio Bit » Arquivo » Mobile » Opera Mini 5 beta impressiona!

Opera Mini 5 beta impressiona!

14 anos e meio atrás

O Opera, praticamente colocado de lado no PC, inverte o jogo quando o assunto é navegação móvel. Seus dois navegadores, o Opera Mini e o Opera Mobile, dão um show nessa área, e não à toa, são líderes de mercado.

Para manter a dianteira, dia desses a Opera ASA disponibilizou o beta do Opera Mini 5. E, olha… Se o programinha já era bom, conseguiu ficar ainda melhor após esse update. O novo Opera pega emprestado do irmão mais velho o visual e vários recursos, dentre eles o Speed Dial e abas (finalmente!).

Mais rápido e bonito, o Opera Mini 5 melhora a experiência de uso que já era bastante satisfatória na versão anterior. Tendo como diferencial o comportamento exato das páginas, tal qual a gente vê em computadores, o novo Opera vai além, e estende essa sensação para a própria GUI do aplicativo, resguardadas as devidas e naturais diferenças. A interface, aliás, foi otimizada para telas touch, mas ainda assim continuam bastante intuitivas em celulares que dependem exclusivamente do teclado físico.

Screenshot0003

Screenshot0005

Os novos menus estão mais modernos, auxílio visual nos formatos de entrada (escrita), e… já falei que a interface está matadora?

Screenshot0007

Apesar da propaganda da Opera ASA ser a de que o Opera Mini exibe páginas tal qual navegadores desktop, em vários casos as interfaces adaptadas para dispositivos mobile são mais vantajosas. Nesses casos, basta acessar o site pela URL mobile. No Twitter, por exemplo, m.twitter.com.

Screenshot0011 Screenshot0012

Ainda temos um gerenciador de senhas, algo que ainda não me desce num dispositivo mobile. O Opera Mini é o tipo de programa que deve estar em qualquer lista de apps essenciais em celulares. Pequeno, versátil e eficiente, além de tudo é bonito e atento a detalhes. O mundo Symbian seria muito melhor se todos desenvolvedores tivessem esse cuidado com seus apps

relacionados


Comentários