Meio Bit » Cultura » Guns N' Roses — Appetite for Destruction — 30 anos

Guns N' Roses — Appetite for Destruction — 30 anos

Appetite for Destruction do Guns N' Roses acaba de completar 30 anos de idade. Vamos relembrar um pouco deste clássico do Hard Rock.

7 anos atrás

appetite-for-destruction_3

Em 1991 eu tinha 14 anos de idade. Estava adentrando ao mundo do rock e morava em uma cidade do interior. As rádios só tocavam sertanejo, não existia internet e a única maneira de conhecer música nova era nas lojas de discos, ouvindo os lançamentos e trocando indicações com a galera que estava apor lá vendo os discos. Sinto falta dessa interação, dessa conversa entre fãs trocando figurinhas. Nesse ano, depois de trabalhar alguns meses vendendo verduras em uma feira (a gente trabalhava desde cedo e ganhava uma merreca), consegui dinheiro para comprar meus primeiros discos. E o que eu levei para casa? Arise do Sepultura e Appetite for Destruction do Guns N´ Roses.

E é justamente o Appetite for Destruction que está completando 30 anos de lançamento neste dia 21 de julho. Esse é o primeiro álbum do Guns N' Roses e foi colocado no mercado pela gravadora Geffen. Segundo relatos o disco não fez muito sucesso ao ser lançado. Mas, no decorrer de sua divulgação, a banda abriu shows para nomes consagrados como  The Cult, Alice Cooper e Aerosmith, além de fazer suas próprias apresentações em casas de shows e alguns festivais. No Brasil a banda teve um grande impulso em sua popularidade ao ter a música Sweet Child o' Mine escolhida para fazer parte da trilha sonora da novela O Sexo dos Anjos (1989) da Rede Globo.


GunsNRosesVEVO — Guns N' Roses - Sweet Child O' Mine

Eu lembro que ao colocar a bolacha para rodar na vitrola foi uma sensação absolutamente incrível. Hoje são músicas clássicas e, algumas, até datadas. Mas, era a primeira vez que estava ouvindo aquelas composições. Guitarras rasgadas, bateria e baixo bem encaixados e o vocal estridente foram uma combinação perfeita. É um disco totalmente hard rock com influências gritantes da década de 80. Nada de teclados ou sintetizadores. Apenas guitarra, baixo e bateria. Muitos vão lembrar de Welcome To The JungleParadise CitySweet Child O' Mine, mas tenho que admitir que minhas preferidas no disco são It's So Easy, My Michelle e Rocket Queen. O bacana é que, ao contrário de outros discos lançados na década de 80, a molecada de hoje ainda pode ouvir esse sem problema algum.


GunsNRosesVEVO — Guns N' Roses - Welcome To The Jungle

O disco vendeu mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo. Está na lista de 10 melhores álbuns de rock de todos os tempos da revista Kerrang e está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Uma curiosidade bacana é que a capa original do disco (mostrando uma cena de estupro perpetuada por um robô), desenhada por Robert Williams, foi censurada nos Estados Unidos (e outros países) por ser considerada obscena e depreciativa contra as mulheres. Nesses locais ela foi substituída por uma cruz com o caricaturas dos membros da banda.

appetite-for-destruction

Nada melhor do que passar essa sexta feira curtindo um bom e verdadeiro disco de rock and roll. Pena que depois deste disco a banda se perdeu em um mar de egos gigantescos e nós perdemos a possibilidade de outros discos memoráveis.

 

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários