Meio Bit » Arquivo » Ciência » Cientistas desenvolvem técnica que pode criar filtro solar à base de DNA

Cientistas desenvolvem técnica que pode criar filtro solar à base de DNA

A boa notícia é que cientistas criaram o que pode ser a base de um filtro solar à base de DNA que você só aplica uma vez e a proteção aumenta com o tempo de exposição. A má notícia é que é melhor você não perguntar de onde vem o DNA.

7 anos atrás

30939_958129_202131

O Pedro Bial sempre aconselhou corretamente: use filtro solar. É um ótimo conselho. O Sol pode ser nosso amiguinho, mas a mesma radiação eletromagnética que provocou as mutações que permitem a Evolução das Espécies também provoca mutações indesejáveis, e a mais comum e indesejável delas é o câncer. 

Filtro solar é essencial se você vai se expor ao Sol por longos períodos de tempo, mas é um saco ficar aplicando toda hora. Agora uma pesquisa pode um dia resolver esse problema.

Com o nada sexy título de Non-ionising UV light increases the optical density of hygroscopic self assembled DNA crystal films, a pesquisa publicada na Nature experimentou com filmes de DNA para determinar sua capacidade de absorção de raios UV.

O resultado foi excelente. Não só os filmes de DNA são excelentes, como a capacidade de absorção aumenta à medida que são expostos ao Sol. E só é preciso aplicar uma vez. Ah sim, eles são higroscópicos, absorvem umidade. O que significa que ajudam a manter a pele hidratada.

Os testes foram feitos laminando filmes de DNA em amostras de pele humana obtidas em cirurgias, é pesquisa básica e não será testado em humanos vivos tão cedo.

E antes que você faça a inevitável piada, os cientistas a anteciparam. O material usado para obter o DNA foi esperma de salmão.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários