Meio Bit » Games » Após muitos problemas, Unsung Story muda de desenvolvedora

Após muitos problemas, Unsung Story muda de desenvolvedora

De forma até certo ponto surpreendente, agora o novo jogo do criador do criador do Final Fantasy Tactics será desenvolvido por outro estúdio e com isso renasce a esperança de um dia podermos jogar o Unsung Story.

6 anos e meio atrás

O mundo do financiamento coletivo está cheio de casos de fracasso, projetos que pareciam muito interessantes, arrecadaram uma boa grana e acabaram nunca sendo terminados. Destes, um dos mais emblemáticos é o do jogo Unsung Story: Tale of the Guardians. Idealizado por Yasumi Matsuno, o mesmo responsável por títulos como Final Fantasy Tactics e Vagrant Story, o game deveria ter sido lançado em 2015 e agora seu desenvolvimento entrará num novo capítulo.

Através da página do jogo no Kickstarter, a Playdek anunciou que não está mais envolvida na criação do Unsung Story, tendo passado a responsabilidade para a Little Orbit. Veja um trecho do comunicado:

… queremos que saibam que o projeto continuará, mas o nosso envolvimento chegou ao fim efetivamente após a editora/desenvolvedora Little Orbit ter assumido todos os direitos e ativos do Unsung Story da Playdek e agora eles são os criadores do projeto. Eles acreditam fortemente que o jogo pode ser um fantástico RPG tático e estão empolgados em seguir adiante e trazer à vida a história de Matsuno.

A nota diz então que em breve os novos responsáveis trarão novidades sobre o desenvolvimento, que vale dizer, será totalmente refeito. A Playdek ainda agradeceu o apoio e pediu desculpas por não ter conseguido terminar o que prometeu, afirmando ainda que o projeto está em boas mãos.

De certa forma essa mudança não chega a ser uma grande surpresa, já que depois de informar que o título perderia sua campanha principal, no ano passo o estúdio avisou que havia parado o desenvolvimento e naquele momento pensava em terceirizar a produção. Talvez o que impressione aqui é sabermos que alguém teve interesse em comprar a propriedade intelectual. Ou seja, além de arrecadar mais de US$ 660 mil da comunidade, Matsuno e sua turma ainda conseguiu lucrar um pouco mais com uma ideia.

Para aqueles que colocaram seu dinheiro no Unsung Story, a boa notícia é que o CEO da Little Orbit, Matthew Scott, disse que após ler cada comentário deixado no Kickstarter e estudar o que havia sido criado, a intenção do seu estúdio é entregar justamente o que Matsuno vendeu, que é um jogo focado na campanha single-player. Além disso, foi feita a promessa de que todos as recompensas serão entregues, sem que os apoiadores precisem gastar um centavo a mais por isso.

Sendo assim, embora eu costume ficar cabreiro quando um jogo muda de desenvolvedora, acredito que neste caso não há como reclamar, mesmo porque não existia mais muita esperança de que um dia veríamos o Unsung Story ser lançado. Só vamos esperar para ver se a Little Orbit conseguirá mesmo dar um fim a esta história.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários