Meio Bit » Games » Morrer demais no Hellblade apagará o seu save — Update

Morrer demais no Hellblade apagará o seu save — Update

Quando você for jogar o Hellblade: Senua’s Sacrifice, saiba que existe uma limite de mortes que poderá sofrer, pois ao ultrapassá-lo será necessário recomeçar toda a aventura. Vai encarar?

6 anos e meio atrás

Chegando hoje ao PC e ao PlayStation 4, um dos pontos principais do Hellblade: Senua’s Sacrifice é a psicose que atormenta a protagonista. Dedicados a representar a doença da melhor maneira possível, o pessoal da Ninja Theory chegou a conversar com especialistas no assunto, o que inclusive deu origem a um documentário e para nos colocar na pele da personagem, o estúdio tentou diversas estratégias.

Segundo relatos daqueles que já começaram a jogar, a parte sonora do jogo foi pensada para nos passar a sensação de estarmos experimentando as alucinações de Senua, com sussurros, gritos e todos os tipos de barulhos aterrorizantes surgindo por todos os cantos. Aliás, já vi muitas recomendações para o jogo ser encarado com fones de ouvido. Contudo, eles precisavam de mais e para isso o estúdio recorreu a uma ideia que já tem dividido opiniões.

Para nos fazer sentir quase tanto medo quanto a protagonista, a Ninja Theory implementou no Hellblade um sistema que apagará o nosso save caso morramos muitas vezes. Ou em outras palavras, eles adotaram a tática do permadeath, algo que não costumamos ver em jogos de ação e que na minha opinião, pode acrescentar muita imersão ao título.

A mecânica nos será apresentada já no início do jogo, quando entraremos numa batalha que não poderá ser vencida. Isso fará com que uma maldição se prenda ao braço de Senua e cada vez que morrermos ela aumentará um pouco. Então, se ela chegar até a cabeça, prepare-se para começar tudo de novo.

Em se tratando de um jogo cuja campanha dura entre seis e oito horas, isso pode até não ser um grande problema, mas a quantidade de vezes que poderemos morrer não é lá muito alta e embora alguns estejam criticando o estúdio por ter adotado essa ideia apenas para aumentar a vida útil do título, não acho que tal afirmação seja justa.

Tudo bem que eu ainda não estou jogando o Hellblade: Senua’s Sacrifice, logo posso estar me baseando apenas na minha esperança, mas acredito que esta tenha sido uma maneira muito interessante de nos fazer sentir as aflições da protagonista, o que tem sido vendido como a alma do game. Além disso, há quem defenda que as batalhas no jogo são bem tranquilas, então boa parte dos jogadores não deverá ter muito problemas nelas.

De qualquer forma, parabenizo a Ninja Theory por novamente tentar fugir um pouco do lugar comum, adotando uma ideia que, embora não seja inédita, não era esperada em um jogo deste porte, me deixando com ainda mais vontade de conhecer o Hellblade: Senua’s Sacrifice.

Update: de acordo com o pessoal do site PCGamesN, a promessa de que perderemos nosso save foi um blefe feito pela desenvolvedora. Segundo eles, mesmo depois de morrerem 50 vezes isso não aconteceu, como pode ser visto no vídeo abaixo. Porém, alguns usuários do NeoGAF afirmam que a mecânica de fato existe, mas que para ser acionada o jogador precisa morrer diversas vezes em vários checkpoint diferentes. Portanto, é bom você tomar cuidado enquanto estiver jogando.

Fonte: Eurogamer.

relacionados


Comentários