Meio Bit » Filmes e séries » Disney anuncia serviço próprio de streaming e retirada de seus filmes da Netflix em 2019

Disney anuncia serviço próprio de streaming e retirada de seus filmes da Netflix em 2019

Plot twist: a Disney muda de ideia e anuncia que vai remover seu acervo de filmes da Netflix a partir de 2019, de modo a promover seu serviço de streaming próprio.

6 anos e meio atrás

mickey

E o casamento entre a Disney e a Netflix nos Estados Unidos só durou catorze meses: a casa do camundongo anunciou, através de comunicado oficial que deixará de disponibilizar suas produções para cinema no serviço de streaming até então parceiro em prol de uma solução própria, que entrará no ar em 2019.

A novidade foi anunciada pelo CEO Bob Iger, em um comunicado aos investidores sobre a aquisição de 42% da BAMTech, a plataforma de streaming da NHL e uma joint venture entre a liga de baseball, a Disney e a Baseball Advanced Media por US$ 1,58 bilhão, tornando-se o sócio majoritário passando a deter 75% das ações. Antes exclusiva, recentemente ela foi convertida em uma empresa independente e ofereceia seus recursos para outros clientes como a Riot Games, que possui um contrato com a BAMTech para transmitir seus torneios de League of Legends até 2023.

Ao assumir o controle de uma plataforma sólida para a distribuição de conteúdo via streaming e de modo a reduzir a pulverização de seu conteúdo que hoje se encontram disponíveis em outros serviços, a Disney anunciou a criação de dois canais próprios: o primeiro, focado no conteúdo da ESPN entrará no ar já em 2018 com uma programação de diferentes esportes e torneios nacionais e internacionais (lembrando, tudo dito aqui diz respeito somente aos EUA).

Já o segundo, focado nas produções internas para TV e cinema entrará no ar em 2019 concentrará o vasto catálogo da Disney desde filmes originais e de suas subsidiárias Pixar, LucasFilm e Marvel Studios e também atrações de canais como Disney Channel, Junior e XD. Novas produções serão distribuídas exclusivamente na nova plataforma e haverá também a criação de conteúdos próprios na forma de filmes, séries, animações, curtas e outros. Há grandes chances de os shows criados pelos YouTubers parceiros também entrem no catálogo.

Isso posto a Disney não mais pretende manter a parceria com a Netflix, e no mesmo comunicado Iger anunciou o cancelamento do contrato no que se refere a conteúdo para cinema. A partir de 2019 nenhum novo filme entrará no serviço e o catálogo presente será removido. A Netflix confirmou através de um porta-voz que a parceria envolvendo as séries com os heróis urbanos da Marvel permanecerá, com ao menos a garantia de Os Defensores que estreia este mês e produções anteriormente anunciadas: a terceira temporada de Demolidor, as segundas temporadas de Luke Cage, Jessica Jones e Punho de Ferro e o spin-off Justiceiro. Nada além disso, no entanto: não há nenhuma garantia de que os contratos serão estendidos além do que já foram.

Claro que há alguns pontos nebulosos nessa história: primeiro, o acordo até o presente momento só diz respeito aos EUA e não há nenhuma menção de que o serviço de streaming da Disney será disponibilizado globalmente e caso não seja, é provável que os atuais contratos de distribuição em outros países permaneçam como estão; por outro lado nada foi dito sobre o Hulu, que detém um acordo semelhante.

Segundo, nada foi mencionado sobre produções televisivas de outras subsidiárias como Disney XD e ABC (Agentes da S.H.I.E.L.D., Once Upon a Time, Agente Carter, Ultimate Spider-Man, Lab Rats, Agente K.C. e etc.), no entanto as chances de que estes também sejam posteriormente removidos em prol de centralizar os esforços da Disney em conteúdo na internet em um só lugar e claro, sem pagar para terceiros.

De qualquer forma, é bom estarem cientes de que há sim a possibilidade da Netflix perder todo o catálogo da Disney globalmente num futuro próximo e se isso acontecer, o golpe no serviço de Reed Hasting será duro e os consumidores terão mais uma assinatura a inserir em seu orçamento se quiserem consumir tais produtos legalmente. Um brinde à balcanização.

Fonte: The Walt Disney Company.

relacionados


Comentários