Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Yashica EZ F-521

Yashica EZ F-521

14 anos e meio atrás

Talvez vocês se lembrem sobre o texto que escrevi sobre a presença da Yashica na Photo Image Brazil 2009. A empresa estava renascendo na era digital, tentando se apoiar na tradição de décadas produzindo câmeras de filme. Acho que todo mundo que está com minha idade já teve ou conheceu alguém que teve uma câmera Yashica. O foco da empresa em sua nova empreitada no Brasil estava ligado a câmeras baratas  e com poucos recursos. O objetivo é atrair o consumidor de baixa renda que está fadado a adquirir os produtos chineses com preços e qualidade abaixo da média.

Hoje, dando a entender que realmente quer pegar uma fatia desse mercado, a Yashica anunciou a EZ-F-521, compacta de 5 megapixels que possui um design que lembra muito as câmeras de décadas passadas. Eu gostei e já olhei para ela com mais carinho do que o normal. Algumas coisas chamam atenção no equipamento. A primeira é que ele possui apenas 5 megapixels de resolução máxima. Digo apenas porque as compactas atuais estão na casa dos 10 ou 12 megapixels. Mas, isso não se mostra um problema, pois para uso doméstico está mais do que suficiente. Outra característica que deve ser destacada é o fato da câmera possuir uma lente fixa, sem zoom ótico. A lente de 43mm (equivalente no formato 35mm) possuí uma abertura fixa de f/3. O controle de entrada de luz é feito todo pela velocidade do obturador.

Outras características são o visor LCD de 2,4 polegadas TFT, distância mínina de foco em 1,5m e função macro com distância entre 20 e 40cm. A velocidade ISO é automática e não foram divulgados os valores, mas a velocidade do obturador fica entre 1/2 e 1/500. A câmera é alimentada por 3 pilhas AAA e vai ser comercializada no Japão por um preço equivalente a US$ 90,00. Muitos sites de tecnologia estão tirando um sarro na empresa por lançar um equipamento com configurações tão modestas, mas se esquecem que esse tipo de câmera tem um público cativo que não possui condições financeiras para adquirir uma câmera de mil dólares. Pelo menos ela é bem mais bonita que a TekPix e não existe a propaganda enganosa de vender o equipamento como sendo algo que ele não é.

Yashica EZ-F-521

 

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários