Meio Bit » Arquivo » Games » Sonic Mania e o problemático lançamento no PC

Sonic Mania e o problemático lançamento no PC

Após atrasar duas semanas no PC, o Sonic Mania chegou a plataforma usando o tão odiado DRM Denuvo e, para piorar, exigindo que o jogador esteja online para iniciar o game.

6 anos e meio atrás

sonic-mania

Há duas semanas a SEGA fez aquilo que até o maiores fãs do Sonic duvidavam, que era lançar um jogo do personagem que conseguisse agradar a quase todos. Sucesso tanto de crítica quanto de público, os jogadores de PC souberam no último momento que a versão do Sonic Mania sofreria um atraso, mas infelizmente aquele não era o maior dos problemas.

Disponibilizado ontem no Steam, não demorou para que os interessados no título descobrissem que ele utilizava o tão odiado sistema de DRM Denuvo, mas ainda pior do que isso era o fato de que a nova aventura do ouriço só poderia ser encarada se no momento de iniciarmos o jogo estivermos online. Como era de se esperar, as reclamações inundaram a página do game no serviço da Valve.

Diante da repercussão, a SEGA tratou de fazer um pronunciamento, onde disseram o seguinte:

Como vocês, percebemos um erro na loja Steam que não menciona o DRM no Sonic Mania. Estamos consertando isso agora. O Sonic Mania foi planejado para funcionar offline e estamos investigando relatos sobre isso.

A nota segue falando sobre a investigação em relação a problemas com controles e outros erros, mas em relação a essa exigência de conexão mesmo em se tratando de um jogo single-player, fica a sensação de que ao menos a empresa está correndo para eliminá-la.

Agora, o que não consigo entender é esta quase obsessão por parte das empresas em continuar usando o Denuvo. Já foi provado inúmeras vezes que o sistema está longe de garantir que os jogos sejam pirateados e mesmo com toda a rejeição por parte dos jogadores, editoras continuam teimando em utilizar a controversa tecnologia.

O pior de tudo é que com isso a SEGA está correndo um grande risco de ver um jogo tão elogiado ter uma mancha em sua versão para PC, pois sabemos muito bem que a impressão deixada no período de lançamento costuma marcar a história de um game e tudo porque mais uma empresa não aprendeu com os erros cometidos por outras.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários