Dori Prata 6 anos atrás
Esta semana ficamos sabendo que a EA fechou a Visceral Games e antes mesmo que o corpo esfriasse, alguns detalhes sobre a desenvolvedora já começaram a aparecer na internet. O primeiro a falar sobre os bastidores do estúdio foi Zach Wilson, level designer que através da sua conta no Twitter revelou o enorme custo de produção do Dead Space 2.
“O Dead Space 2 custou US$ 60 milhões para ser feito e eles eram implacáveis com o seu orçamento. Eles venderam apenas 4 milhões de cópias e aquilo não foi o suficiente, porque você gasta US$ 60 milhões divulgando-o e leva um duro golpe da Microsoft e das revendas ao pegarem sua parte.”
Esta última parte do comentário é importante, pois segundo Wilson, após a divisão com as lojas e a fabricante do consoles, a editora fica com apenas US$ 30 do valor cobrado por um lançamento. Mesmo assim, logo depois o profissional que agora é funcionário da Bethesda disse não saber se o Dead Space 2 chegou a dar lucro, mas que ele certamente não conseguiu superar as expectativas que a EA tinha.
Isso serve para explicar a mudança de direção que foi tomada para o Dead Space 3, quando o jogo adotou uma jogabilidade mais voltada apara a ação para claramente tentar aumentar seu público alvo. O título inclusive permitiu que a campanha pudesse ser jogada cooperativamente, mas no fim o tiro saiu pela culatra, com o jogo vendendo pouco e agora parece claro que ali a Visceral começava a ruir.
Enfim, outro que também abriu a boca no Twitter foi Scott Warner, game designer que participou da criação do Battlefield: Hardline e que afirmou que o estúdio foi “derrotado por forças além do controle”, mas que isso é mais complicado de explicar do que apenas colocar a culpa na EA.
Vamos esperar para ver se mais segredos da Visceral Games serão divulgados nos próximos meses, mas tomara que o fechamento do estúdio não signifique que nunca veremos um novo Dead Space.