Meio Bit » Arquivo » Internet » Mudanças no feed do Facebook podem prejudicar visibilidade de todas as páginas

Mudanças no feed do Facebook podem prejudicar visibilidade de todas as páginas

Facebook planeja remover totalmente atualizações de páginas do feed de notícias, escondendo-as atrás de um botão dedicado; alcance orgânico em países em que o recurso já foi implementado caiu drasticamente. A solução? Abrir a carteira.

6 anos e meio atrás

facebook-34

As mais recentes atualizações do Feed de Notícias do Facebook vêm tirando o sono dos administradores de páginas, visto que a prioridade agora é dar vez às postagens de amigos e familiares e ocultar todo o resto, que aparecem de vez em quando. Agora a rede social vai chutar o balde de vez: um novo recurso, chamado "Explore Feed" que está em fase de testes em alguns países remove totalmente o alcance orgânico, jogando as páginas num feed dedicado acessível através de um botão não muito bem localizado.

O Facebook está implementando a nova ferramenta inicialmente em seis países, após testes iniciais em dispositivos móveis e agora no desktop. Na prática todas as atualizações das páginas serão removidas do Feed de Notícias normal, sendo agrupadas em uma nova categoria atrás de um botão na forma de foguete, que num primeiro momento confundiu alguns usuários quando brotou do nada nos smartphones.

“Mas o botão fica visível, certo?” Claro que não, ao menos no desktop. O link para o feed de páginas fica láááááá embaixo nas opções à esquerda da homepage, escondido atrás do botão Mais e entre as últimas ferramentas fornecidas pelo Facebook.

A função original do Explore Feed é separar as postagens das pessoas que você segue das que não segue (daí o nome “explorar”), mas o Facebook entende que o Feed de Notícias deve ser utilizado apenas para abrigar postagens daqueles próximos ao usuário; todo o resto será jogado no feed alternativo, cujo alcance não é orgânico e desnecessário dizer, as páginas desses países já sofrem horrores com essa mudança.

Em uma postagem do Medium o jornalista Filip Struhárik explica que na Eslováquia, um dos seis países que servem como plataforma de testes a audiência e interação do público com as páginas já é quatro vezes menor do que era antes, mesmo com as mudanças antigas que privilegiavam as postagens de pessoas mas mantinham o conteúdo no Feed de Notícias. Basicamente ninguém vai procurar um botão específico para acessar suas páginas favoritas. Pesquisas feitas no Camboja e na Guatemala indicam resultados semelhantes; os demais países são Bolívia, Sérvia e Sri Lanka.

slovakia-facebook-pages-interactions

As consequências podem ser catastróficas: caso o Facebook implemente o feed alternativo globalmente o alcance das páginas como um todo irá despencar vertiginosamente, o número de campanhas também e consequentemente o dinheiro deixará de entrar. Em nota Adam Mosseri, o responsável pelo Feed de Notícias afirmou que o Facebook ainda não decidiu se irá fazê-lo e nem se as páginas terão que pagar para publicar suas postagens no feed tradicional, mas sendo pragmático é bastante improvável que isso não aconteça: seria uma forma de fazer todas as páginas de reféns e a menos que seus administradores abram suas carteiras, o destino das mesmas seria definhar até desaparecer.

Mosseri também diz que o novo feed “não foi planejado” como uma ferramenta a ser distribuída a todos os usuários, mas teremos que esperar para ver no que isso vai dar. O que se pode dizer é que da maneira como foi introduzido, o novo Explore Feed pode vir a ser bastante nocivo para as páginas do Facebook.

Fonte: Recode.

relacionados


Comentários